|
 |
 |

02-10-2012, 14:15
|
 |
Moderator
|
|
Data de Entrada: Oct 2008
|
|
o 997 MK2 tem um motor totalmente diferente do MK1
não tem esses problemas (não digo que não tenha outros, mas não sei ao certo)
código de motor 9A1
|

02-10-2012, 14:31
|
 |
Fundador
|
|
Data de Entrada: Sep 2008
Local: Lisboa
|
|
Citação:
Tópico Aberto originalmente por bg2
código de motor 9A1
|
Tenho um amigo cujo motor do seu 997 partiu antes dos 40KKm.

02-10-2012, 14:53
|
 |
Membro Cappuccino
|
|
Data de Entrada: May 2011
Local: Ilha da Madeira
|
|
Citação:
Tópico Aberto originalmente por Proenca
correcção : o bloco do MK2 é o mesmo, apenas com reforços na zona da RMS, mas que não cura totalmente a possivel falha. no entanto casos catastroficos de motores partidos num MK2, por RMS é raro, ao passo que no MK1 - pelo menos em inglaterra - é mato.
|
Obrigado pela explicação!

02-10-2012, 14:55
|
 |
Moderator
|
|
|
|
|

02-10-2012, 14:56
|
 |
Moderator
|
|
|
|
Citação:
Tópico Aberto originalmente por Fuchs
Tenho um amigo cujo motor do seu 997 partiu antes dos 40KKm. 
|
eu não ponho as mãos no fogo por nada
|

02-10-2012, 22:47
|
 |
Membro RS
|
|
Data de Entrada: Apr 2009
Local: O.Azemeis
|
|
Citação:
eu não ponho as mãos no fogo por nada 
|
Não ponhas porque te queimas..
Eu já perdi a conta aos motores que me "partiram" nas mãos.. mas sempre que acontece, tento sempre informar-me do porquê.. o que nem sempre é fácil.. pois os mecânicos são como os cozinheiros.. nunca mostram a receita completa..
|

02-10-2012, 23:03
|
 |
Membro RS
|
|
Data de Entrada: Apr 2009
Local: O.Azemeis
|
|
Citação:
vamos lá desmistificar a coisa :
* os 996 "normais", seja o C2 e o C4 têm um problema muito comum, muito documentado que é o RMS failure. É a junta do carter e que é muitooooooooooooooooooooo propensa a desgastar-se e tem como consequencia extrema os motores partirem. há casos que duram 80, outros 100 outros 150
Vou aceitar essa do RMS failure, agora junta do carter!! Na verdade aquilo que chamas de RMS failure já foi aqui (bem..) explicado num tópico do membro/fundador MRS (RMS.. nem de propósito!) que curiosamente agora não encontro; mas é um excerto dum tópico do fórum Espanhol PorschePassion (julgo..) e que para além de explicar.. documenta muito bem esse problema, que apesar de existir (no fundo trata-se do rolamento de encosto do veio primário da caixa de velocidades com a cambota, ser sub-dimensionado para suportar as forças que lhe são por vezes.. indevidamente (quando há sobreregime e corte electrónico da rotação..) provocadas.. que simplesmente parte, o rolamento e o próprio carter (zona onde este se aloja..) mas que não representa a maioria das avarias.. (não é com 1/2 dúzia de cortes de ignição que isso acontece..) não são a causa principal do desgaste/avaria destes motores..
* 996 turbo e 996 GT3 é um bloco COMPLETAMENTE diferente. o carter é seco, não há RMS. a fiabilidade destes motores é LENDÁRIA .
|
Eis o aqui o mistério da... Agora sim.. focaste o problema principal.. a lubrificação por carter seco.. que mais uma vez não tem a vêr com RMS.. mas sim com o tipo de lubrificação.. que por ser feita por carter seco é mais eficaz ou simplesmente eficaz.. já que nos Carrera a lubrificação do motor é feita por carter húmido o que origina a deslocação de grande parte do líquido lubrificante (vulgo óleo) para a esquerda ou direita do cárter nas curvas de maior apoio (maior velocidade..) provocando uma lubrificação deficiente de todos os órgãos móveis do motor.. principalmente ao nível da cambota/vielas, o coração do motor.. deficiência essa que num uso intensivo.. rodar assiduamente acima das 6000Rpm.. vai provocando um desgaste acelarado dos componentes apontados (grupo cambota + vielas) até ceder.. que dependentemente do uso (+ou- intensivo) podem ser os tais 100, 130, 150 ou 170.000Kms..
Citação:
correcção : o bloco do MK2 é o mesmo, apenas com reforços na zona da RMS, mas que não cura totalmente a possivel falha. no entanto casos catastroficos de motores partidos num MK2, por RMS é raro, ao passo que no MK1 - pelo menos em inglaterra - é mato.
|
Citação:
Tópico Aberto originalmente por Vesete
Houve aqui uma coisa que acabou por passar despercebida.
A opinião do Rambo em relação à fiabilidade destes carros é para os casos em que são conduzidos de forma muito exigente ou desportiva. Não é para 99% dos casos.
|
Resumindo e concluindo.. eu devia ter comprado o Turbo ou o GT3.. Ok.. e vontade não me faltou...
Última edição por Rambo : 02-10-2012 às 23:40
|

03-10-2012, 8:19
|
 |
Moderator
|
|
|
|
|

03-10-2012, 8:41
|
 |
Membro Cappuccino
|
|
Data de Entrada: Dec 2008
Local: Portugal
|
|
Citação:
código de motor 9A1
|
MK1 y MK2 eu estava sempre a falar dos blocos do 996.
o 996 MK2 é um MK1 revisto
o 997 MK2 é como dizes e bem, um bloco completamente novo que cura os problemas anteriores. Há imensos reports ( menos do que nos 996 mesmo assim ) de 997 MK1 com falhas - ainda persistia o problema.
Tirando claro os Turbos e GT3, as usual

03-10-2012, 9:31
|
 |
Membro Cappuccino
|
|
Data de Entrada: Dec 2008
Local: Portugal
|
|
Citação:
Tópico Aberto originalmente por Rambo
(...) lubrificação deficiente de todos os órgãos móveis do motor.. principalmente ao nível da cambota/vielas, o coração do motor.. deficiência essa que num uso intensivo.. rodar assiduamente acima das 6000Rpm.. vai provocando um desgaste acelarado dos componentes apontados (grupo cambota + vielas) até ceder.. que dependentemente do uso (+ou- intensivo) podem ser os tais 100, 130, 150 ou 170.000Kms..
|
São coisas diferentes.
O 996 MK1 é um bom desportivo.
O Turbo e o GT3 eram o pináculo, da Porsche e os "flagships" da Porsche nas suas respectivas categorias : touring+usabilidade+prestações de ponta e o GT3 na pureza+performances puras.
Assim se ve : o bloco do Turbo e GT3 são partilhados, vêm ambos do projecto GT1 de Lemans. E foram feitos para ser o melhor possivel - na altura claro.
Não se olha a custos quando desenvolves um carro para Le Mans ou pelo menos não se aceita possiveis pontos fracos de fiabilidade - que é o que é "paramount" numa corrida como LeMans.
Citação:
Tópico Aberto originalmente por Rambo
[B]
Resumindo e concluindo.. eu devia ter comprado o Turbo ou o GT3.. Ok.. e vontade não me faltou...
|
turbo pá. turbo. tu tens cara de turbo
Permissões
|