Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums
Antigo 26-07-2023, 10:45
Diácono Luís Diácono Luís está online agora
Fundador

Data de Entrada: Sep 2008
Padrão Uma alteração de segurança curiosa… (O grande irmão cuida de ti...)

Clique na imagem para versão maior

Nome:	 IMG_2808.jpg
Visualizações: 0
Tamanho: 90,3 KB
ID:	58957

Uma alteração de segurança curiosa…
(O grande irmão cuida de ti...)

Até aqui os carros não se queixavam se os passageiros de trás não colocassem o cinto de segurança.

Aliás eram até bastante requintados… Explicando melhor…

Se o passageiro que se sentasse atrás não pusesse o cinto de segurança, não se passava nada!

Mas se este o colocasse, e a seguir o tirasse, então disparava um alarme, avisando o condutor de que o “miúdo” havia tirado o cinto.

Actualmente se viajar alguém atrás e não colocar cinto… o alarme não se cala…

O Grande Irmão está atento e protege-nos em qualquer idade…

Uma história…

Tenho um colaborador meu que arranjou um fecho de cinto (sem cinto) e que o coloca para resolver o problema enquanto condutor. Cabe esclarecer que não se trata de um inconsciente… É um homem que trabalha no campo e percorre alguns kms em caminhos privados, a muito baixa velocidade, e que tem constantemente estar a parar e a sair da pick-up para trabalhar…
Antigo 26-07-2023, 10:56
Fundador

Padrão Abertura da Bagageira (Feita para pessoas altas)

Nome:	 IMG_2809.jpg
Visualizações: 1
Tamanho: 96,7 KB
ID:	58958

Abertura da Bagageira

(Feita para pessoas altas)

A foto acima foi tirada no parque de estacionamento do Modelo.

A Tampa da bagageira abre a uma altura muito significativa, criando decerto problemas a quem é mais baixo. Eu tenho 1,76 m. e o resultado está à vista.

Na garagem não a consigo abrir completamente, pois bate no portão. Tenho que a segurar com uma mão, e com outra tiro pretendido. No entanto a regra é não abrir a bagageira na garagem.

Ok… Não vou falar do Zoe que não tem esse problema, mas vou falar de uma Citroen Picasso que tive. Esta abria até a uma altura razoável, e se quiséssemos mais altura, forçávamos a subida mais 20 cm. Era um sistema perfeito.
Antigo 28-07-2023, 20:31
Fundador

Padrão

Nome:	 Travões 1.jpg
Tamanho: 89,7 KB
ID:	58967

TRAVÕES

Os travões do ID.5 são algo que eu não me dou conta que exista em mais carro nenhum.

O curso do pedal e muito extenso, e em caso de travagem de emergência, perde-se uns décimos de segundo que pode ser a diferença entre o nada acontecer e o acidente. Acredite que de acordo com a minha experiência (que é alguma), isto é um problema de segurança real.

Não se trata de falta de potência de travagem, mas sim do tempo que ela demora a efectuar-se.

Há uns quinze dias viajando na A1, no Arteon, com cruise control activado, ultrapassando um carro que seguia atrás de um camião, este de repente decidiu iniciar a ultrapassagem ao camião, e atirou-se literalmente para minha frente. A diferença de velocidades estaria a rondar os 40/50 kms por hora. Foi pôr travões a fundo (o ABS fez o seu trabalho), e fiquei à espera do impacto, já que só via o outro carro praticamente ao nível da parte superior da porta e vidro lateral. Literalmente foi por milímetros.

É pois, numa situação que descrevo atrás, ou outra, que os travões do ID.5 podem não ser suficientemente rápidos a exibir a sua potência máxima.

A maioria dos clientes até nem achará grande problema, pois nós habituamo-nos ao tacto do pedal. Só que o factor tempo é uma questão física, e aí falha.

As razões, para longo curso do pedal, não as sei. Mas imaginando, dá sensação que na primeira parte unicamente faz regeneração, e depois, lá mais abaixo, é que trava efectivamente.

O carro no modo “B” reage bem. Mas sem o modo “B” actuado ele regenera uma insignificância. Digamos que vai a velejar…

Outra coisa que me surpreende num carro deste nível é a utilização de tambores nas rodas traseiras.

Até acredito que com a regeneração, a utilização dos travões nos carros eléctricos é diminuta, e que aquele tipo de travões seja suficiente. Mas é uma tecnologia antiga, menos fiável na distribuição da travagem, embora a electrónica esteja lá para resolver o problema.

Mais uma vez é uma solução Low Cost. A Dacia utiliza-a nalguns dos seus modelos.

Como sempre refiro-me ao Zoe… É muitíssimo potente em travagens de emergência, com um excelente tacto, e… tem 4 travões de disco!

Nome:	 IMG_9559.jpg
Tamanho: 88,7 KB
ID:	58968
Sem qualquer dúvida... Travões de tambor no eixo traseiro
Antigo 02-08-2023, 17:39
Fundador

Padrão

Nome:	 IMG_9546.jpg
Tamanho: 97,1 KB
ID:	58969

"Pobreza Franciscana"

Num carro em que se fossem debitados impostos de matrícula equivalentes a um carro com motor térmico, custaria na casa dos 75000€, está repletos de falhas de equipamentos úteis.

Se em vez de coisas como ID Light, a animação dos farolins traseiros quando se abre a porta, tivesse coisas úteis (algumas antigas reconheço) era bem mais simpático para mim. Mais tomadas USB, uma tomada de isqueiro (que só tem na bagageira), e até um leitor de CD no porta-luvas, era muito mais acertado.

Outro dia li que um Dacia Duster tem 2 tomadas USB à frente e 2 atrás. A isso junta uma tomada de isqueiro à frente e outra atrás…

O sistema de som apresenta um retrocesso em relação aos VW que se vendiam à 5 anos. Mas sobre isso falaremos noutro tópico.

Nome:	 IMG_9549.jpg
Tamanho: 96,3 KB
ID:	58970
Tomada de isqueiro só na bagageira.
A existência de um compressor a isso obriga
Antigo 13-08-2023, 19:31
Fundador

Padrão

Organização das músicas em suporte de pen USB/C

Este é um dos aspectos que mais me toca pessoalmente, e acredito que a outras pessoas não lhes seja tão importante.

Eu tenho digitalizada em mp3 todos os CD’s que tenho… e são bastantes… que tenho num disco SSD!

Por outro lado tenho uma pen com uma longa playlist que (+/-40Gb) que ouço em modo aleatório (por título), e que faz numa viagem uma passagem por todos os tipos de música que eu gosto.

Cabe aqui explicar que eu não adiro a esse conceito “de não ter nada e se feliz – porque está tudo disponível”. É um conceito que é perigoso, em especial quando um qualquer “grande irmão” decide retirar a música ou o álbum. Sei que é antiquado, mas tenho fortes razões para pensar assim…

A isto tudo junta-se uma outra coisa interessante para quem faz grandes viagens sozinho. Os audio-book. Em viagens grandes eu coloco alguém a ler uma obra para mim, ou, até às vezes, programas que converto em Mp3, e vou ouvindo.

O que acontece no T-Roc e no Arteon

Ouço a minha playlist habitualmente, e quando quero ouvir algum álbum especial, vou buscá-lo ao SSD, como de uma “prateleira” se tratasse. Os áudio-book também aí estão…

Assim, numa viagem, no caso dos áudio-book, quando esta entre num troço largo, acciono o suporte SSD, e este vai começar no ponto em que ficou da última vez. Alguns áudio-book demoram 10 horas…

Quando me aproximo do fim da viagem, coloco rádio, ou a minha playlist. No regresso da viagem procedo de igual forma.

Prático e lógico…

Como é no ID.5?

Vou valer-me de algumas fotos (de fraca qualidade, diga-se):

Nome:	 IMG_9597.jpg
Tamanho: 92,9 KB
ID:	58973
Como normalmente, vai-se seleccionar a fonte...

Nome:	 IMG_9598.jpg
Tamanho: 92,0 KB
ID:	58974
... e dá isto.
Selecciona-se "os meus média"...

Nome:	 IMG_9599.jpg
Tamanho: 93,1 KB
ID:	58975
E volta apararecer isto... E nunca mais saíamos daqui.
Então o meu filho reparou que o botão do retrocesso (chamemos-lhe assim)...

Nome:	 IMG_9600.jpg
Tamanho: 91,4 KB
ID:	58976
Este...

Nome:	 IMG_9601.jpg
Tamanho: 92,2 KB
ID:	58977
Lá apareceu algo diferente... Voltámos a carregar...

Nome:	 IMG_9602.jpg
Tamanho: 94,3 KB
ID:	58978
Ah! cá está no último lugar...

No T-Roc ou no Arteon, quando se carrega em Fontes, elas aparecem todas e só escolher.
Mais... A reprodução começa no sítio em que foi interrompida... Imaginam o jeito que isto dá quando se interrompeu um audio-book, ou um album especial que estávamos a ouvir!

Conclusão: - No meu caso pessoal não consigo ter a funcionalidade que tinha…
Antigo 13-08-2023, 19:50
Fundador

Padrão

Nome:	 IMG_9606.jpg
Tamanho: 97,8 KB
ID:	58979

Ainda a climatização…

Há coisas hoje que pela categoria do carro, ou pelas evidências, nós deduzimos que estão disponíveis.

A climatização bi-zona é uma delas! Uma coisa que está disponível em carros como T-Roc

Por outro lado o carro possui um botão de cada lado (irritantemente sensível ao toque e não iluminado à noite, pasme-se). Deduz-se que o mesmo acontece. Mas não…

Admito que em algumas versões poderá está disponível, mas nesta que custa 56.000€ (isenta de impostos de matriculação, note-se) não está, por ser um carro demasiado básico.

Curiosamente tem disponível aquecimento de volante, extra que bastante aprecio.

Mas vamos às fotos…

Nome:	 IMG_9607.jpg
Tamanho: 99,1 KB
ID:	58980
Como se pode observar só indicada uma temperatura, ao centro.
Pressionando qualquer dos botões de temperatura (quer o da esquerda quer o da direita) ela altera só essa temperatura. O carro em qualquer display só tem um local para a temperatura seleccionada (em vez de dois).
Concluo pois não ter uma climatização bi-zona.
Antigo 15-08-2023, 19:50
Fundador

Padrão

Nome:	 Sem Título.jpg
Tamanho: 91,9 KB
ID:	58982

Conclusão das Conclusões

Na verdade eu devia ter suspeitado, ao ouvir o som da buzina, que estava perante um carro em que a poupança era a “pedra de toque”, atendendo que é um carro concebido para fazer viagens de estrada (as suas dimensões exteriores e interiores assim o reflectem).

Acontece que em casa há três carros da marca. Carros que me deixam completamente satisfeito, e, consequentemente, fiel à marca. Situação que se alterou profundamente com esta última aquisição.

O ID.5 lembra-me os chocolates Regina. Tem a mesma marca, algumas apresentações são iguais, mas não é a mesma coisa.

Há detalhes, que por não estar completamente seguro, não refiro aqui.

Um deles, é aquele que, quando se tira as mãos do volante, ele pede para as colocar. E se não se colocam, ele diz, desligando a electrónica (assistência de faixa de rodagem, etc.) simplesmente “assuma a direcção”.

Se você teve um desmaio qualquer, sai de estrada à velocidade programada no cruise control. Até agora, quer no T-Roc quer no Arteon o que acontecia é que ao fim de algum tempo, sem colocar-mos as mão no volante, dava uma “travadela”, coisa que repetia se a situação se mantinha, e a seguir (nunca testei, mas li sobre isso) o carro ligava os 4 piscas e imobilizava-se, presumindo que o condutor tinha perdido a consciência de uma forma irrecuperável. TODAVIA ESTE CASO PODE SER UM EM QUE EU, AO DESLIGAR ALGUMAS OPÇÕES, ELA POSSA ESTAR NALGUM “Pacote” QUE DESLIGUEI. Se assim não for... é muito mau.

A compra deste carro foi motivada, como já disse, pelas experiências com os carros anteriores (foram todos comprados em 2018 - não são assim tão velhos) e na informação que recolhi na própria imprensa (escrita e audiovisual).

Sei que a imprensa raramente é contundente nas suas apreciações menos positivas. A vida dela obriga uma certa condescendência com quem lhe empresta os carros para testar, gerando consequentemente conteúdos para as publicações. Por outro lado esses órgãos de informação também vivem com a publicidade que neles é feita. Temos pois naturalmente criada uma relação perigosa entre o fabricante e informadores/testadores.

O resultado final é uma opinião deficiente e castrada, que prejudica em última instância os leitores e/ou telespectadores, na formação da sua opinião de razão para o objecto final – a compra.

Se alguma dúvida houver a este respeito, basta ler o editorial da Revista Turbo, escrito pelo seu director - Júlio Santos - publicado no número do presente mês (Agosto 2023).

Pela minha parte comprei até hoje os carros da marca, pagando-os (fundamental para fazer viver toda a gente que deles depende), e tenho todo o direito de exprimir a minha opinião, fundamentada com a ajuda de imagens, comparando o produto com o outro eléctrico que possuo (Renault Zoe), e principalmente com os carros da marca que dormem cá em casa.

Sem prejuízo de colocar mais alguma coisa que encontre, e de corrigir alguma imprecisão ou erro que tenha cometido, espero ter sido útil aos possíveis compradores, e à marca, que talvez não fosse descabido ouvir os clientes – gente fundamental para a sua sobrevivência.

Um abraço a quem teve a paciência de ler este longo escrito, também conhecido por “lenga-lenga” no Alentejo!
Antigo 29-11-2023, 11:22
Fundador

Padrão

Uma História

Nome:	 IMG_9527.jpg
Tamanho: 94,3 KB
ID:	58984

Relacionado com aquilo a que chamo “uma das ideias mais estúpidas da industria automóvel” – 2 botões + 1 para comando dos 4 vidros, em vez dos normais 4 botões – a história foi real e aconteceu numa das primeiras viagens que fiz.

Ao entrar num parque de estacionamento, abro vidro para retirar o ticket. Ele não abriu, eu insisti, e na segunda tentativa funcionou.

Fechado o vidro, guardado o ticket, fomos às compras.

Quando regressei fiquei surpreendido por o vidro traseiro se encontrar aberto. Dado tratar-se de um sítio seguro (e de grande reputação nesse sentido), percebi de imediato o que se tinha passado.

Quando na escuridão tacteei para encontrar o botão para descer o vidro, toquei no botão (que é tipo touch) do comutador (inadvertidamente) que faz frente/trás. Quando vidro não abriu, ele na realidade estava a abrir o de trás. Quando eu insisti, toquei novamente no comutador outra vez (inadvertidamente) e ele passou a comandar os da frente e eu fiz a operação, sem me aperceber do que se havia passado…

Um alerta para quem tem carros que esta engenhosa, e iluminada, funcionalidade.

Nome:	 IMG_9535.jpg
Tamanho: 94,9 KB
ID:	58985

Uma das coisas que reparei neste volante é que ele não dispõe de um botão para atendimento de telefone. Coisa que quase todos os carros têm, e o Zoe também.

EXTENSÃO DE GARANTIA

Depois de muita conversa e tempos de espera (meses), fui informado que a VW não está a pensar praticar extensões de garantia. Não sei se em todos os modelos, se só nos eléctricos.

É a prova provada que VW reconhece de que os seus produtos deixaram de ser confiáveis.

Um Toyota que comprei com 7 anos de garantia, a mesma, foi aumentada para 10 anos.

Mais, o Renault Zoe que foi vendido como semi-novo trazia gratuitamente uma garantia de 5 anos ou 100.000 kms. Para além disso, neste caso em ambos, têm uma garantia de 8 anos ou 160.000 kms nas baterias

Cabe a cada um tirar as suas conclusões
Antigo 24-12-2023, 15:20
Fundador

Padrão

Nome:	 IMG_3018.jpg
Tamanho: 93,4 KB
ID:	58989

História de um Carregamento Rápido

Esta era a tarifa aplicada no posto!
Entretanto a EDP já deu a conhecer que no próximo ano baixará 30% o custo da energia nos carregadores.
Para ver em termos práticos, o que vai suceder.

Nome:	 IMG_3015.jpg
Tamanho: 89,8 KB
ID:	58990
Colocado a carregar o mostrador do carregador apresentava o que se lê.
- Estava a carregar a pouco mais de 13 minutos.
- Já tinha carregado quase 20 Kvh.
- A velocidade de carregamento ultrapassava os 96 kv (este dado flutua).

Nome:	 IMG_3017.jpg
Tamanho: 89,4 KB
ID:	58991
O painel no interior da carro mostrava o que se vê.
Curioso é mesmo conseguir-se ver a barra do carregamento a avançar.
O mostrador indica que, em termos teóricos, estou a carregar 10 km./minuto.
Acabei por carregar só até aos 77% e parei a carga.
Fiquei com a sensação de ter estado cerca de 20 a 25 à carga.
O relatório vai ficar algo incompleto, pois falta a fatura. Talvez a coloque quando a receber.

FATURA

Nome:	 001.jpg
Tamanho: 91,1 KB
ID:	59004
O rosto da fatura diz-nos qual vai ser o nosso débito (para estarmos preparados), e explicativo sintetizado do valor base e do IVA

Nome:	 002.jpg
Tamanho: 88,6 KB
ID:	59005
Aqui já é mais complicado...
- Começa pelo valor do carregamento (30,22 Kvh x 0,3091€) que sofre uma redução de 10%, creio que por este cartão ter uma parceria EDP/UVE
- Depois aparece uma tarifa EGME, aplicável ao CEME (adoro estas siglas - fazem-me sentir europeu) no valor de 0,2608€, que traduzido para uma linguagem corrente é a vulgar "bandeirada" como nos táxis.
- Segue-se um apoio financeiro aos UVE, evocando o decreto que o regulamenta, em que nos é "devolvida" a importância é de 0,19€.

TARIFAS OPC

É um conjunto de valores cobrado pelo fornecedor/proprietário do posto que se compõe de 3 parcelas:
- Tempo (minutos x 0,20€)
- Energia (fornecida), em que se cobra 0,15€ por Kwh abastecido - neste caso foi pouco mais de 30.
- Ativação - que é mais uma "bandeirada" por fornecimento.

TAXAS E IMPOSTOS

Mais uns centimos para alegrar...

COMENTÁRIO SOBRE ESTA PÁGINA

O maior destaque vai para o valor do Kwh, e que nos conjuntos dos dois intervenientes é cobrado 0,45€/Kwh.
Temos pois que com o consumo que fizemos a velocidades de AE, sai mais barato andar a diesel. Isto se os abastecimentos fossem sempre efectuados em postos públicos (o que de um modo geral não acontece).

Nome:	 003.jpg
Tamanho: 85,8 KB
ID:	59006
Este é o resumo da factura onde se somam os valores cobrados pelo fornecedor de energia + os valores cobrados pelo proprietário do posto.
O curioso destes valores é que os intervenientes dividem quase 50/50 o valor que o utente paga.
Se fizerem incidir o IVA sobre o valor total, vão reparar que é cobrado menos cerca de 1€. Devem ter a ver com algum bónus que é retirado.
De todos as formas a fatura devia ser mais clara nesse sentido.

Nome:	 004.jpg
Tamanho: 84,5 KB
ID:	59007
Esta página está destinada à Politica, Propaganda e Exaltação Ambiental (sempre duvidosa)
Antigo 24-12-2023, 16:24
Fundador

Padrão

CONSUMOS
Um V8 americano, elétrico
Parte 1

O ID.5 faz-me lembrar muito os carros americanos. Andam pouco, gastam muito, são pesados e confortáveis, e andam bem a direito e/ou Autoestrada. Na condução mais empenhada nota-se muito o peso que o carro apresenta.

Mas passando aos consumos, o "caderno de encargos" era o ir do Alentejo a Lisboa, andar e por lá, e regressar sem ser preciso carregar.

O carregamento que está colocado no post anterior, foi facultativo! Mas por outro lado permitiu fazer um teste diferente, que darei conta noutro dia (parte 2).

A autonomia no final iria rondar os 450 kms. Nada mau se tivéssemos ido a velocidades de 130/140 kms./hora, que num VW Arteon tem um consumo de Diesel de 5/6 litros por cada 100 kms.

Cabe dizer que no Inverno (com frio) o aquecimento de conforto é extremamente penalizador da autonomia.

Então como fizemos, para conseguir os estimados 450 kms. de autonomia?

1 - Não ultrapassamos os 100 kms./hora em todo o percurso.
2 - Utilizamos a reciclagem do ar, por forma, pelo menos em teoria, mantendo a temperatura do ar interior. No fundo aquecer o que já não está propriamente frio.

Resultou em pleno. Mas andar na AE a 100 kms. por hora... não é razoável!

Opções do Tópico
Modos de Exibição

Permissões