Lehrenkrauscafe Forums

Lehrenkrauscafe Forums (https://www.lehrenkrauscafe.com/vbforum/index.php)
-   OFICINA/FAÇA VOCÊ MESMO (https://www.lehrenkrauscafe.com/vbforum/forumdisplay.php?f=24)
-   -   O renascer de um "maquinão"! Porsche 944 S2 (https://www.lehrenkrauscafe.com/vbforum/showthread.php?t=7401)

AlexJ 04-09-2016 19:54

O renascer de um "maquinão"! Porsche 944 S2
 
1 Ficheiro(s) Anexo(s)
Depois de ter adquirido um 944 Turbo MY88 de 220 CV, a minha admiração pelos modelos Transaxle aumentou bastante.

É na minha opinião errado estabelecer qualquer paralelo com outros produtos da marca, pois o seu conceito/arquitectura foge aos padrões mais tradicionalistas, aqueles que nos vêm à mente quando pensamos Porsche.

Assim, quando surgiu a oportunidade de adquirir um 944 S2, não exitei, pois a primeira experiência deu-me alguma confiança para avnçar com a compra.

Eis uma foto do carro na altura da aquisição:

AlexJ 04-09-2016 19:59

As jantes Cup foram por mim montadas na altura, pois os carro vinha equipado com umas jantes de um Boxter.

Embora o carro estivesse algo "cansado", não no que diz respeito à sua performance mas no que se refere aos mimos que um carro desta idade exige, foi uma grande surpresa (e confirmação). O carro é mesmo bom!

A sua utilização é muito fácil e foi durante algum tempo o meu carro de dia-a-dia.
Consumos honestos, facilidade/flexibilidade de utilização, conforto q.b., etc, foram aspectos que me surpreenderam neste carro.

AlexJ 04-09-2016 20:13

Quanto à história, por aquilo que me foi dado a saber, o carro foi importado por volta de 2001, da Alemanha.
Esteve na Madeira, depois no Norte do país e finalmente de novo na Madeira...
As voltas que o mundo dá!

Pela análise do VIN, vemos que se trata de um MY91, última série, versão europeia, fabricado na Neckarsulm Audi factory (924, 944) -?!?!?! Então os últimos não eram todos fabricados na Porsche?!, com o número de série 400650, sendo que o número 4 do primeiro dígito, refere-se segundo consta, a uma versão preparada para o mercado japonês.. Também tenho as minhas dúvidas porque ao que consta este carro nunca esteve no Japão...

AlexJ 04-09-2016 20:37

No PET confirma-se, country code -Japão..
E depois ao que consta, foi vendido novo na Alemanha...:ugeek:

Como extras tem:
M418 Frisos laterais
M598 Jantes 16"

Entretanto e como o meu pequeno negócio não tem dimensão para guardar tudo o que aparece, acabei por utilizá-lo como moeda de troca para "re-comprar" 😎 um outro carro de que gosto muito e que em breve deverá ser justificação para o lançamento de um novo tópico para relançar a sua história...

Este carro deixou-me sempre alguma mágoa por não ter tido oportunidade de refazê-lo da forma que ele merecia (e que eu tenho muito prazer em fazer!), pois o gosto por estes carros crescia de cada vez que eu andava com ele...

AlexJ 04-09-2016 21:33

Recentemente, e ainda esperançado em conseguir realizar o que sempre pretendi, voltei a adquirir o carro com um amigo (também membro deste Forum) com a intenção de lhe dar uma nova vida, aproximando-o o mais possível dos tempos em que foi produzido - na devida proporção, evidentemente!

O objectivo final, ainda não sabemos... Ficará para um de nós, hipótese que mais nos agrada ou, caso o mercado venha a valorizar conveniente os bons exemplares, comercializá-lo, sempre na perspectiva de dar continuidade ao negócio e de fazer viver mais alguns anos, mais algum que esteja para aí abandonado!

Uma coisa é certa: na minha perspectiva (que pode muito bem ser discutível!��), a vender alguma coisa, terá sempre de ser num estado que torne o carro num objecto utilizável durante muito tempo, com regularidade, e que faça jus à fiabilidade que é de todo importante manter.

No entanto...
Alguma discussão (no bom sentido) tem-se levantado sobre o destino a dar a estes carros, tem em vista a perspectiva de negócio.
O status quo, pelo menos pelo que me tenho apercebido, é mais ou menos assim:
Se é para guardar/usar, compra-se bom. Se é para ter algum lucro, compra-se barato, melhora-se o indispensável e, pontapé pra frente.

Eu como grande admirador deste tipo de carros, e enquanto por cá andar, hei-de fazer todo o possível para que estes carros se mantenham em muito bom estado - só assim faz sentido a sua posse.

AlexJ 04-09-2016 21:48

Deixemo-nos de filosofias e passemos à parte que interessa...

Como "Porsche parado é Porsche avariado", e como foi o caso deste durante uns anos, alguns elementos mecânicos recentiram-se desse facto, principalmente ao nível do sistema de arrefecimento de àgua do motor, parte hidráulica da travagem,,sinoblocos e amortecedores.

Assim, a "folha de obra" incluiu:

- radiador de àgua novo
- alguns tubos de água

- descarbonização da cabeça
- sustituição da junta da cabeça e vedantes de válvulas
- substituição de todas as molas de válvulas da cabeça

- kit embraiagem novo
- bomba de embraiagem suplementar nova
- casquilho engrenagem da alavanca de mudanças
- valvolina

Ao nível dinâmico levou

- sinoblocos dos triângulos da frente novos
- tirantes de direcção
- sinoblocos da barra estabilizadora frente
- sinoblocos barra estabilizadora traseira
- 4 amorteçedores novos
- rolamentos das buchas da frente novos

- discos novos à frente
- pastilhas novas à frente e atrás
- líquido de travão substituído

AlexJ 04-09-2016 21:51

Embora o carro tenha ficado já com um comportamento muito bom e a funcionar em pleno, muitas mais coisas há ainda para acabar.

Mas uma coisa é certa: para alguém que queira ter um carro destes para uso regular, tirando o máximo prazer de um carro que vale pelo seu conjunto, a reparação acima mencionada é a mais básica, pois de outro modo, será compre um carro com alguma carência que levará o seu proprietário a não estar completamente satisfeito.

AlexJ 04-09-2016 21:53

1 Ficheiro(s) Anexo(s)
A nível estético, consegui adquirir umas D90 que eram as originais e após alguns cuidados na sua presevação, eis o resultado final (os centros não são os definitivos):

AlexJ 04-09-2016 21:56

Ao nível da pintura, o carro não estava mal. No entanto achámos por bem mandar poli-lo.
O resultado final está muito aceitável e contráriamente ao que pensava, estas jantes ficam muito mais bonitas que as Cup! ������

AlexJ 04-09-2016 22:00

1 Ficheiro(s) Anexo(s)
...


Horários baseados na GMT. Agora são 19:15.

Powered by: vBulletin v3.8.4 Translated by Jab's & fparker
Revision by beduino
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.