Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums
  #1  
Antigo 04-09-2016, 20:54
Avatar de AlexJ
AlexJ AlexJ está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: May 2011
Local: Ilha da Madeira
Mensagens: 1.611
Padrão O renascer de um "maquinão"! Porsche 944 S2

Depois de ter adquirido um 944 Turbo MY88 de 220 CV, a minha admiração pelos modelos Transaxle aumentou bastante.

É na minha opinião errado estabelecer qualquer paralelo com outros produtos da marca, pois o seu conceito/arquitectura foge aos padrões mais tradicionalistas, aqueles que nos vêm à mente quando pensamos Porsche.

Assim, quando surgiu a oportunidade de adquirir um 944 S2, não exitei, pois a primeira experiência deu-me alguma confiança para avnçar com a compra.

Eis uma foto do carro na altura da aquisição:
Imagens Anexadas
Tipo de Arquivo: jpg image.jpg (21,5 KB, 4 visitas)
__________________
A banalização do conceito "Porschista" é algo que me preocupa...
Responder com Quote
  #2  
Antigo 04-09-2016, 20:59
Avatar de AlexJ
AlexJ AlexJ está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: May 2011
Local: Ilha da Madeira
Mensagens: 1.611
Padrão

As jantes Cup foram por mim montadas na altura, pois os carro vinha equipado com umas jantes de um Boxter.

Embora o carro estivesse algo "cansado", não no que diz respeito à sua performance mas no que se refere aos mimos que um carro desta idade exige, foi uma grande surpresa (e confirmação). O carro é mesmo bom!

A sua utilização é muito fácil e foi durante algum tempo o meu carro de dia-a-dia.
Consumos honestos, facilidade/flexibilidade de utilização, conforto q.b., etc, foram aspectos que me surpreenderam neste carro.
__________________
A banalização do conceito "Porschista" é algo que me preocupa...

Última edição por AlexJ : 04-09-2016 às 23:13
Responder com Quote
  #3  
Antigo 04-09-2016, 21:13
Avatar de AlexJ
AlexJ AlexJ está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: May 2011
Local: Ilha da Madeira
Mensagens: 1.611
Padrão

Quanto à história, por aquilo que me foi dado a saber, o carro foi importado por volta de 2001, da Alemanha.
Esteve na Madeira, depois no Norte do país e finalmente de novo na Madeira...
As voltas que o mundo dá!

Pela análise do VIN, vemos que se trata de um MY91, última série, versão europeia, fabricado na Neckarsulm Audi factory (924, 944) -?!?!?! Então os últimos não eram todos fabricados na Porsche?!, com o número de série 400650, sendo que o número 4 do primeiro dígito, refere-se segundo consta, a uma versão preparada para o mercado japonês.. Também tenho as minhas dúvidas porque ao que consta este carro nunca esteve no Japão...
__________________
A banalização do conceito "Porschista" é algo que me preocupa...
Responder com Quote
  #4  
Antigo 04-09-2016, 21:37
Avatar de AlexJ
AlexJ AlexJ está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: May 2011
Local: Ilha da Madeira
Mensagens: 1.611
Padrão

No PET confirma-se, country code -Japão..
E depois ao que consta, foi vendido novo na Alemanha...

Como extras tem:
M418 Frisos laterais
M598 Jantes 16"

Entretanto e como o meu pequeno negócio não tem dimensão para guardar tudo o que aparece, acabei por utilizá-lo como moeda de troca para "re-comprar" 😎 um outro carro de que gosto muito e que em breve deverá ser justificação para o lançamento de um novo tópico para relançar a sua história...

Este carro deixou-me sempre alguma mágoa por não ter tido oportunidade de refazê-lo da forma que ele merecia (e que eu tenho muito prazer em fazer!), pois o gosto por estes carros crescia de cada vez que eu andava com ele...
__________________
A banalização do conceito "Porschista" é algo que me preocupa...
Responder com Quote
  #5  
Antigo 04-09-2016, 22:33
Avatar de AlexJ
AlexJ AlexJ está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: May 2011
Local: Ilha da Madeira
Mensagens: 1.611
Padrão

Recentemente, e ainda esperançado em conseguir realizar o que sempre pretendi, voltei a adquirir o carro com um amigo (também membro deste Forum) com a intenção de lhe dar uma nova vida, aproximando-o o mais possível dos tempos em que foi produzido - na devida proporção, evidentemente!

O objectivo final, ainda não sabemos... Ficará para um de nós, hipótese que mais nos agrada ou, caso o mercado venha a valorizar conveniente os bons exemplares, comercializá-lo, sempre na perspectiva de dar continuidade ao negócio e de fazer viver mais alguns anos, mais algum que esteja para aí abandonado!

Uma coisa é certa: na minha perspectiva (que pode muito bem ser discutível!��), a vender alguma coisa, terá sempre de ser num estado que torne o carro num objecto utilizável durante muito tempo, com regularidade, e que faça jus à fiabilidade que é de todo importante manter.

No entanto...
Alguma discussão (no bom sentido) tem-se levantado sobre o destino a dar a estes carros, tem em vista a perspectiva de negócio.
O status quo, pelo menos pelo que me tenho apercebido, é mais ou menos assim:
Se é para guardar/usar, compra-se bom. Se é para ter algum lucro, compra-se barato, melhora-se o indispensável e, pontapé pra frente.

Eu como grande admirador deste tipo de carros, e enquanto por cá andar, hei-de fazer todo o possível para que estes carros se mantenham em muito bom estado - só assim faz sentido a sua posse.
__________________
A banalização do conceito "Porschista" é algo que me preocupa...
Responder com Quote
  #6  
Antigo 04-09-2016, 22:48
Avatar de AlexJ
AlexJ AlexJ está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: May 2011
Local: Ilha da Madeira
Mensagens: 1.611
Padrão

Deixemo-nos de filosofias e passemos à parte que interessa...

Como "Porsche parado é Porsche avariado", e como foi o caso deste durante uns anos, alguns elementos mecânicos recentiram-se desse facto, principalmente ao nível do sistema de arrefecimento de àgua do motor, parte hidráulica da travagem,,sinoblocos e amortecedores.

Assim, a "folha de obra" incluiu:

- radiador de àgua novo
- alguns tubos de água

- descarbonização da cabeça
- sustituição da junta da cabeça e vedantes de válvulas
- substituição de todas as molas de válvulas da cabeça

- kit embraiagem novo
- bomba de embraiagem suplementar nova
- casquilho engrenagem da alavanca de mudanças
- valvolina

Ao nível dinâmico levou

- sinoblocos dos triângulos da frente novos
- tirantes de direcção
- sinoblocos da barra estabilizadora frente
- sinoblocos barra estabilizadora traseira
- 4 amorteçedores novos
- rolamentos das buchas da frente novos

- discos novos à frente
- pastilhas novas à frente e atrás
- líquido de travão substituído
__________________
A banalização do conceito "Porschista" é algo que me preocupa...
Responder com Quote
  #7  
Antigo 04-09-2016, 22:51
Avatar de AlexJ
AlexJ AlexJ está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: May 2011
Local: Ilha da Madeira
Mensagens: 1.611
Padrão

Embora o carro tenha ficado já com um comportamento muito bom e a funcionar em pleno, muitas mais coisas há ainda para acabar.

Mas uma coisa é certa: para alguém que queira ter um carro destes para uso regular, tirando o máximo prazer de um carro que vale pelo seu conjunto, a reparação acima mencionada é a mais básica, pois de outro modo, será compre um carro com alguma carência que levará o seu proprietário a não estar completamente satisfeito.
__________________
A banalização do conceito "Porschista" é algo que me preocupa...
Responder com Quote
  #8  
Antigo 04-09-2016, 22:53
Avatar de AlexJ
AlexJ AlexJ está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: May 2011
Local: Ilha da Madeira
Mensagens: 1.611
Padrão

A nível estético, consegui adquirir umas D90 que eram as originais e após alguns cuidados na sua presevação, eis o resultado final (os centros não são os definitivos):
Imagens Anexadas
Tipo de Arquivo: jpg image.jpg (22,7 KB, 1 visitas)
__________________
A banalização do conceito "Porschista" é algo que me preocupa...
Responder com Quote
  #9  
Antigo 04-09-2016, 22:56
Avatar de AlexJ
AlexJ AlexJ está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: May 2011
Local: Ilha da Madeira
Mensagens: 1.611
Padrão

Ao nível da pintura, o carro não estava mal. No entanto achámos por bem mandar poli-lo.
O resultado final está muito aceitável e contráriamente ao que pensava, estas jantes ficam muito mais bonitas que as Cup! ������
__________________
A banalização do conceito "Porschista" é algo que me preocupa...
Responder com Quote
  #10  
Antigo 04-09-2016, 23:00
Avatar de AlexJ
AlexJ AlexJ está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: May 2011
Local: Ilha da Madeira
Mensagens: 1.611
Padrão

...
Imagens Anexadas
Tipo de Arquivo: jpg image.jpg (22,6 KB, 4 visitas)
__________________
A banalização do conceito "Porschista" é algo que me preocupa...
Responder com Quote
Responder

Opções do Tópico
Modos de Exibição

Permissões
Você não pode abrir novos tópicos
Você não pode inserir respostas
VocÊ não pode anexar ficheiros
Você não pode edita suas mensagens

BB code é Ligado
Smilies estão Ligado
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado

Ir para...


Horários baseados na GMT. Agora são 5:04.

Direitos Reservados 2009 – www.lehrenkrauscafe.com - O site "LEHERNKRAUSCAFE" e o seu conteúdo, é um site não comercial, de entusiastas, e NÃO é Patrocinado, associado, aprovado, endossado ou de nenhuma forma afiliado com ou pela Dr.Ing. h.c. F.Porsche AG ("PAG"), ou qualquer uma das suas Subsidiárias ou representantes. PORSCHE - PORSCHE CREST - PORSCHE DESIGN - CARRERA - TARGA - TIPTRONIC - PORSCHE SPEEDSTER - VARIORAM - CVTIP - VARIOCAM - BOXSTER - CAYENNE - CAYMAN - TEQUIPMENT - VARRERA - PCM - RS - 4S - PAN AMERICANA - TECHNORAD - PORSCHE BIKE S - PORSCHE BIKE FS - P AND DESIGN - 911 - 356 - 959. THERE IS NO SUBSTITUTE e outros nomes de produtos Porsche, números de modelo, logótipos, símbolos comerciais, nomes de marca, e lemas, são marcas registadas e as formas distintas do automóveis Porsche são propriedade da PAG e estão protegidas pelas leis internacionais de marcas. Todas as fotografias e outros conteúdos neste Site foram obtidas através de canais aprovados ou do domínio público e não tencionam infringir nenhum direito reservado. Caso Você acredite que por qualquer razão este Site possa estar acidentalmente em violação dos seus direitos reservados, contacte-nos e removeremos os respectivos conteúdos de forma imediata.