Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums
  #1  
Antigo 28-08-2017, 19:16
Jordan Jordan está offline
Membro Expresso
 
Data de Entrada: Dec 2015
Mensagens: 194
Padrão Vibração após mudança de jantes

Viva!

Precisava de ajuda de quem já teve o mesmo problema ou que poderá saber como resolver.

Comprei um jogo de jantes da edição do 40 anos da Porsche, as Carrera Classic II fabricadas pela BBS para a Porsche.

Estas jantes são das mesmas medidas das originais (turbo twist design) mas mais leves.

Depois de as comprar mandei-as para Braga para arranjar, apesar de terem bom aspecto, apenas pequenos riscos de manobras, nada de mais.

Quando as recebi, montei os pneus que tinha nas outras jantes (e que nem a 280 kms/h vibravam) nas jantes novas. Agora, a partir dos 170 começa a vibrar e a 200 parece que vou numa estrada de paralelos, vibra o carro todo! Aliás, acho que é mesmo o carro que vibra, nem volante, nem pedais, é mesmo o carro!

O carro foi novamente para calibrar rodas e veio igual. O homem dos pneus diz que os pneus podem estar ovalisados e que ao mudar de jantes se fez notar essa ovalização. Na Porsche também me disseram que os pneus estavam ovalisados, apesar de eu não notar na condução. Como os pneus ainda tem cerca de 80% do piso, achei que não era necessário mudar.

Aconselharam-me a tentar levar o carro a outro lado para calibrar rodas e pneus antes de mudar os pneus.

Será que será mesmo só isto? Na pesquisa que fiz no Google não vi nenhuma situação semelhante, vi casos de mudança de jantes para tamanhos maiores e outro em que o problema se resolvia com casquilhos para centrar as rodas, mas tendo em conta que as minhas jantes são ambas originais e para o modelo que tenho, julgo não ter grande lógica...

Se alguém me puder ajudar, agradeço!
Responder com Quote
  #2  
Antigo 29-08-2017, 18:26
Avatar de Fuchs
Fuchs Fuchs está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: Lisboa
Mensagens: 6.627
Padrão

Pneu Directo na Igreja Nova, perto de Mafra. Gente honesta e conhecedora.
__________________
"Porsche is my drug of choice - Magnus Walker"
Responder com Quote
  #3  
Antigo 29-08-2017, 21:07
Jordan Jordan está offline
Membro Expresso
 
Data de Entrada: Dec 2015
Mensagens: 194
Padrão

Obrigado pelo feedback, mas o meu raio de ação é entre Aveiro e Porto, falhou-me esse "pequeno" detalhe.
Responder com Quote
  #4  
Antigo 30-08-2017, 18:32
Avatar de Rambo
Rambo Rambo está offline
Membro RS
 
Data de Entrada: Apr 2009
Local: O.Azemeis
Mensagens: 6.000
Padrão

Sempre que tenho de montar pneus novos no Porsche é uma dôr de cabeça porque as rodas nunca ficam bem calibradas à primeira vez... (por vezes e quando a máquina pede + de 60 gramas é necessário desmontar/mudar a posição do pneu na jante..), pelo que a solução é procurar outras oficinas até alguém acertar... a última vez/oficina que mas calibrou (bem calibradas) foi no Shopping (piso -1, parque de estacionamento) 8ª Avenida em São João da Madeira (estão abertos ao sábado todo o dia).
Responder com Quote
  #5  
Antigo 30-08-2017, 21:19
Jordan Jordan está offline
Membro Expresso
 
Data de Entrada: Dec 2015
Mensagens: 194
Padrão

Obrigado Rambo, sei onde é!

Achas que vale a pena tentar calibrar os pneus actuais? Nas outras jantes não tinha vibração...
Responder com Quote
  #6  
Antigo 31-08-2017, 12:20
Avatar de Rambo
Rambo Rambo está offline
Membro RS
 
Data de Entrada: Apr 2009
Local: O.Azemeis
Mensagens: 6.000
Padrão

Acho que sim

De qualquer forma as rodas dos Porsche (já vou no 6º) têm "coisinha".. pois como digo é sempre o cabo dos trabalhos para as calibrar devidamente... eu já corri as oficinas todas aqui num raio de 20 kms... de facto compro os pneus (para todos os carros) no mesmo sitio e só as rodas dos Porsche é que dão problemas...
Por outro lado pelo que me apercebi, essas jantes que compraste agora são usadas pelo que não sabes o que já sofreram (eventualmente acidentes), mas um bom profissional consegue detectar se estão em condições de usar ou não..
Outro problema com os pneus largos (neste caso refiro-me aos traseiros) é que são difíceis de montar/desmontar (para além de largos têm baixo perfil) sendo que já não é qualquer máquina que faz essa operação devidamente, podendo danificar até os pneus usados durante a desmontagem... mas como digo, um bom profissional consegue detectar essas situações..
Good luck anyway
Responder com Quote
  #7  
Antigo 02-09-2017, 22:34
Jordan Jordan está offline
Membro Expresso
 
Data de Entrada: Dec 2015
Mensagens: 194
Padrão

Problema resolvido!

Hoje fui à Midas no shopping 8a Avenida em S. João da Madeira (obrigado Rambo!) e resolveram-me o problema à primeira!

Recalibraram-me as rodas, apenas uma apresentava valores 0-0 (ou seja, não precisavam de pesos nem do lado de dentro nem de fora da jante) as outras 3 precisavam de 10 gramas (umas de um lado outras dos dois).
Apesar de tudo, nada por aí além, mas quando foram verificar a pressão dos pneus, surpresa:
Frente: 26 e 27 (deveria ter 25)
Traseira: 25 nas duas (devia ter 30!)

Como é possível um erro tão básico da outra oficina?!? Confesso que não verifiquei, mas, tinha acabado de sair de uma casa de pneus que tinha trocado e calibrado os pneus!
Pode acontecer, mas depois de eu reclamar calibram outra vez e não verificam a pressão? Enfim...

O que importa é que o problema ficou resolvido, pelo menos até aos 260 não vibra! Mais uma vez, obrigado Rambo!
Responder com Quote
  #8  
Antigo 04-09-2017, 15:55
Avatar de Rambo
Rambo Rambo está offline
Membro RS
 
Data de Entrada: Apr 2009
Local: O.Azemeis
Mensagens: 6.000
Padrão

Ok, fico contente que te tenham resolvido o problema, de facto os tipos lá, são responsáveis e profissionais; já relativamente à pressão dos pneus, isso é um bocado subjectivo.. eu por exemplo uso um bocadinho menos pressão que o recomendado pelo fabricante que neste caso é o mesmo valôr que o Carrera (2,5 bar à frente e 3.0 bar atrás) mas 2,5 bar atrás é muito pouco (isso é o que se usa num track-day porque o aquecimento é muito superior ao uso em estrada) sendo que ao fim de 3 ou 4 voltas os pneus já estão a 3.0 bar ou mais..
Responder com Quote
  #9  
Antigo 04-09-2017, 21:39
Jordan Jordan está offline
Membro Expresso
 
Data de Entrada: Dec 2015
Mensagens: 194
Padrão

Pois, é provável, mas da maneira que o carro vibrava até tinha medo que saltasse alguma roda fora!

É uma dica boa para poder ajustar a pressão caso seja inverno ou verão!
Responder com Quote
Responder

Opções do Tópico
Modos de Exibição

Permissões
Você não pode abrir novos tópicos
Você não pode inserir respostas
VocÊ não pode anexar ficheiros
Você não pode edita suas mensagens

BB code é Ligado
Smilies estão Ligado
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado

Ir para...


Horários baseados na GMT. Agora são 14:30.

Direitos Reservados 2009 – www.lehrenkrauscafe.com - O site "LEHERNKRAUSCAFE" e o seu conteúdo, é um site não comercial, de entusiastas, e NÃO é Patrocinado, associado, aprovado, endossado ou de nenhuma forma afiliado com ou pela Dr.Ing. h.c. F.Porsche AG ("PAG"), ou qualquer uma das suas Subsidiárias ou representantes. PORSCHE - PORSCHE CREST - PORSCHE DESIGN - CARRERA - TARGA - TIPTRONIC - PORSCHE SPEEDSTER - VARIORAM - CVTIP - VARIOCAM - BOXSTER - CAYENNE - CAYMAN - TEQUIPMENT - VARRERA - PCM - RS - 4S - PAN AMERICANA - TECHNORAD - PORSCHE BIKE S - PORSCHE BIKE FS - P AND DESIGN - 911 - 356 - 959. THERE IS NO SUBSTITUTE e outros nomes de produtos Porsche, números de modelo, logótipos, símbolos comerciais, nomes de marca, e lemas, são marcas registadas e as formas distintas do automóveis Porsche são propriedade da PAG e estão protegidas pelas leis internacionais de marcas. Todas as fotografias e outros conteúdos neste Site foram obtidas através de canais aprovados ou do domínio público e não tencionam infringir nenhum direito reservado. Caso Você acredite que por qualquer razão este Site possa estar acidentalmente em violação dos seus direitos reservados, contacte-nos e removeremos os respectivos conteúdos de forma imediata.