Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums

Voltar   Lehrenkrauscafe Forums > LKC - The Lounge Café > PADDOCK

Responder
 
Opções do Tópico Modos de Exibição
  #1  
Antigo 20-01-2009, 8:49
Avatar de pbserra
pbserra pbserra está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Dec 2008
Mensagens: 1.334
Padrão Travagem (ainda da sequência do tópico das mãos no volante)

Seguindo a sequência do tópico de onde colocar as mãos no volante 2 perguntas:
1ª-Um carro com ABS Vs outro sem ABS qual trava melhor a 20km/h numa superficie com pouco atrito? e se a velocidade aumentar para 40km/h?
2ª-Numa travagem de emergência deveremos tentar reduzir ou colocar o pé na embraiagem, qual tem a distância de travagem mais curta?

Eu tenho resposta às 2 questões a 2ª até a testei com o Porsche em condições controladas (pista da CR&M em Palmela no piso de ultra baixo atrito).
Na 1ª não fiz com o meu carro por razões óbvias (de não desligar o abs) mas vi num carro de lá.
__________________
www.pedro-serra.com
Responder com Quote
  #2  
Antigo 20-01-2009, 11:37
Avatar de redMX5
redMX5 redMX5 está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Oct 2008
Mensagens: 1.407
Padrão Re: Travagem (ainda da sequência do tópico das mãos no volante)

É claro que me parece que um carro com ABS trava sempre melhor do que um sem ABS.
Mas nem tudo é assim tão linear. Depende e muito do condutor e do tipo de ABS que se está a falar. Actualmente o sistema de ABS também evoluiu, mas recordo-me que os primeiros carros equipados com este sistema não eram muito rigorosos e o sistema de ABS parecia entrar demasiadamente cedo.
Acredito que para um utilizador normal o ABS seja seguramente um sistema de maior eficácia na travagem, mas o que é verdade é que muitos carros de competição não o usam...porque será?
Mas não nos esqueçamos da maior vantagem do ABS. Não é apenas travar melhor, mas sim manter a direcccionalidade da viatura no volante, permitindo por exemplo o desvio de um obstáculo mesmo em situação de travagem de emergência.

Quanto ao segundo assunto, julgo que depende e muito da velocidade a que se circula no momento da tal travagem de emergência. Uma coisa é ir a 60 ou 70 kms/h, outra completamente diferente é ir a 200 kms/h. Uma travagem de emergência feita numa e noutra situação é diferente.
Eu diria que no primeiro caso se deve travar a fundo (evitando o bloqueio se não se tiver ABS e a fundo se existir ABS) e no segundo caso se deve travar com o auxilio da caixa com desmultiplicaçoes sucessivas, mantendo sempre o pé no travão como no primeiro caso.
Responder com Quote
  #3  
Antigo 20-01-2009, 15:37
Avatar de MaMourão
MaMourão MaMourão está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: Leça da Palmeira
Mensagens: 2.331
Padrão Re: Travagem (ainda da sequência do tópico das mãos no volante)

Eu vou directo para a segunda questão. Normalmente nestas coisas juntamos sempre o que aprendemos com os outros (revistas da especialidade, instrutores, foruns, etc.) e as experiências pelas quais vamos passando ao longo do tempo. Se tudo isto coincidir, estamos esclarecidos, senão ficamos sempre com a interrogação e o melhor é mesmo ter a oportunidade de testar num local próprio como o pbserra fez.

Então o que eu aprendi foi:
-Aqui á uns tempos li numa revista, que num carro com ABS deviamos carregar no pedal da embraiagem ao mesmo tempo que carregamos no travão, para evitar que o motor fosse abaixo com o carro engatado quando a velocidade diminuir, pois se o motor for abaixo ficaríamos sem direcção assistida tornando as coisas mais complicadas.
-Na semana passada tive uma aula teórica de condução defensiva, aproveitei para colocar esta questão e a resposta do formador foi que devíamos fazer a travagem com o carro engatado, á "moda antiga".

Uns dizem sim, outros dizem não
__________________
MaMourão
Responder com Quote
  #4  
Antigo 20-01-2009, 17:10
Avatar de pbserra
pbserra pbserra está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Dec 2008
Mensagens: 1.334
Padrão Re: Travagem (ainda da sequência do tópico das mãos no volante)

Respondendo a ambas as perguntas que efectuei:

1ª-Um carro com ABS Vs outro sem ABS qual trava melhor a 20km/h numa superficie com pouco atrito? e se a velocidade aumentar para 40km/h?

A 20 Kms/h trava melhor sem ABS a partir dos 30km/h o ABS trava muito melhor mesmo em superficies com muito pouco atrito, e claro mantendo sempre a capacidade de direcção no carro.
Isto tem a ver com as Janelas de funcionamento dos equipamentos, que está afinado para trabalhar a partir dos 30 kms/h até velocidades rápidas.

2ª-Numa travagem de emergência deveremos tentar reduzir ou colocar o pé na embraiagem, qual tem a distância de travagem mais curta?

Sempre carregar na embaiagem para dar o maior funcionamento possivel ao sistema de travagem! claro que tem muito mais potência que o de motor, para ser sincero pensei que ajudar com o travão motor ajudava a reduzir a distância, e tanto teimei que o instrutor deixou-me experimentar com o porsche, e claro se tivesse apostado tinha perdido a aposta, o travão motor serve apenas para ajudar os travões para não aquecerem tanto mas se é apenas uma travagem não faz sentido nenhum, mas claro nos porsches o aquecimento não tem muita influência , na realidade a cerca de 40km/k a diferença ainda foi de alguns metros, atenção que estou a falar de uma superficie com um indice de atrito que é apenas o dobro do gelo, ou seja não agarra nada de nada mesmo, em superficies mais aderentes a diferença seria muito maior.
__________________
www.pedro-serra.com
Responder com Quote
  #5  
Antigo 20-01-2009, 19:34
Avatar de Enter Sandman
Enter Sandman Enter Sandman está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Nov 2008
Mensagens: 1.010
Padrão Re: Travagem (ainda da sequência do tópico das mãos no volante)

Muito interessante e vai de encontro ao que pensava inicialmente com

excepção da janela de funcionamento dos sistemas.


Não sei se já tiveram a experiência de travar a fundo com um carro sem ABS,

perder a direcção durante uma fracção de segundos devido ao bloqueio das rodas

e perceber que caso não façam nada, nomeadamente aliviar o pedal do travão, irão

bater. Eu já e embora seja assustador porque era uma situação real, foi muito importante

ter uma base teórica e sangue frio para a colocar em prática.


Cpts e Viagens Seguras .
__________________
http://www.lehrenkrauscafe.com/vbforum/signaturepics/sigpic93_1.gif
LEHRENKRAUSCAFE - ALL ABOUTPORSCHE
Responder com Quote
  #6  
Antigo 20-01-2009, 20:27
Avatar de pbserra
pbserra pbserra está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Dec 2008
Mensagens: 1.334
Padrão Re: Travagem (ainda da sequência do tópico das mãos no volante)

Há esqueci-me de dizer que o ESP é o mesmo, abaixo de uma determinada velocidade... fiz um pião propositado forçando uma travagem e virando o volante a uma velocidade muito baixa o esp não consegue corrigir.
__________________
www.pedro-serra.com
Responder com Quote
  #7  
Antigo 20-01-2009, 21:25
Avatar de nineeleven_turbo
nineeleven_turbo nineeleven_turbo está offline
Moderator
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: Porto
Mensagens: 3.176
Padrão Re: Travagem (ainda da sequência do tópico das mãos no volante)

E já agora,...deve-se travar a fundo, ou fazer várias travagens repetidamente?
__________________
nineeleven_turbo


You are the result of 4 billion years of evolutionary success,.......FUCKING ACT LIKE IT.
Responder com Quote
  #8  
Antigo 20-01-2009, 21:34
Avatar de Diácono Luís
Diácono Luís Diácono Luís está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 26.196
Padrão Re: Travagem (ainda da sequência do tópico das mãos no volante)

[justify:2ii02ty4]Sobre o tema dos controles de estabilidade e ESP, vou-vos contar uma história que me marcou…

Por volta do ano 2001 ou 2002 eu sou convidado pela AUDI para um curso de condução defensiva (podemos chamar-lhe assim) no Autódromo do Estoril.

Os carros escolhidos eram os AUDI TT.

Houve um Brefing antes com os monitores, e o monitor chefe, entre outras coisas, diz uma coisa que me ficou na cabeça até hoje: - “You need changing your mind” (Vocês tem que mudar a vossa maneira de pensar/agir).

Havia um conjunto de três provas. Uma delas era um Slalom, e não vou mais falar sobre ela. As outras duas sim:

1 – A primeira prova simulava a entrada, por exemplo, num trevo na auto-estrada com piso escorregadio.
O comportamento de um carro naquela situação é (tracção à frente) fugir de frente.
Até agora levantávamos levemente o pé do acelerador, esperávamos que ele recuperasse a tracção, e prosseguíamos.
Foi nos ensinado que: - Deverão travar ligeiramente, e esperar que a electrónica (ESP) recupere o carro!

2 – O Segundo teste era algo mais complexo, e tentava simular um obstáculo que aparecia a seguir a curva na nossa faixa de rodagem.
Pretendia-se que o carro fizesse quase o Teste do Alce, fazendo a ultrapassagem, e imobilizando-se.
E foi-nos dito que: - Ao depararem-se com obstáculo deverão travar a fundo, pôr a embraiagem a fundo (!!!), e conduzir o carro contornando o obstáculo.
Eu só à terceira é que o consegui! E garanto-vos que funcionou.

Havia um teste só para ser visualizado, que consistia em balancear o carro para ele entrar em pião. Era feito com ESP e sem ele. Com ESP nunca se conseguia…

Espero ter contribuído para a confusão.[/justify:2ii02ty4]
__________________
Não há idades… porque todos somos meninos perante e beleza e a sedução de um Porsche
Responder com Quote
  #9  
Antigo 20-01-2009, 22:06
Avatar de pbserra
pbserra pbserra está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Dec 2008
Mensagens: 1.334
Padrão Re: Travagem (ainda da sequência do tópico das mãos no volante)

Citação:
Tópico Aberto originalmente por nineeleven_turbo
E já agora,...deve-se travar a fundo, ou fazer várias travagens repetidamente?
Deve-se travar com o máximo de força que se consiga e corrigir a direcção com o volante, os porsches têm ESP's (PSM's) particularmente eficientes, conseguindo corrigir mesmo se 2 rodas estiverem com pouco atrito e outras 2 com atrito, coisa que já testei também num curso da porsche.

O que o "nosso" Diacono disse também é verdade o esp é particularmente eficas na estabilização do carro, no meu caso só aconteceu o pião pelo exagero, uma vez que o esp não contraria as leis da física.
__________________
www.pedro-serra.com
Responder com Quote
  #10  
Antigo 20-01-2009, 22:42
Avatar de Enter Sandman
Enter Sandman Enter Sandman está offline
Membro Cappuccino
 
Data de Entrada: Nov 2008
Mensagens: 1.010
Padrão Re: Travagem (ainda da sequência do tópico das mãos no volante)

Como pude comprovar com um Cayman S (V7 )o ESP dos Porsche

(ou PSM) até costumam ser permissivos para possibilitar algumas brincadeiras.


O anjo da guarda está a supervisionar e pronto a intervir no caso de se abusar.


Respondendo à questão do nineeleven_turbo: a travagem de emergência deve ser feita

sempre a fundo e com convicção (força) no pedal pois só assim os sistemas electrónicos

"percebem" que é mesmo para actuar o melhor possível e maximizam a travagem .


Cpts e Viagens Seguras .
__________________
http://www.lehrenkrauscafe.com/vbforum/signaturepics/sigpic93_1.gif
LEHRENKRAUSCAFE - ALL ABOUTPORSCHE
Responder com Quote
Responder


Permissões
Você não pode abrir novos tópicos
Você não pode inserir respostas
VocÊ não pode anexar ficheiros
Você não pode edita suas mensagens

BB code é Ligado
Smilies estão Ligado
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado

Ir para...

Tópicos Similares
Tópico Tópico Iniciado Por Fórum Respostas Última Mensagem
AIRBUS A380 - TESTES de de aceleração e travagem ... Diácono Luís LOUNGE (OFF-TOPIC) 11 13-12-2009 22:27
O significado de um Porsche do tamanho das mãos PorschePassion_ MINIS 1 23-04-2009 22:29
Competição/Condução - Posicionamento das Mãos no Volante nineeleven_turbo PADDOCK 60 29-01-2009 17:32


Horários baseados na GMT. Agora são 20:58.

Direitos Reservados 2009 – www.lehrenkrauscafe.com - O site "LEHERNKRAUSCAFE" e o seu conteúdo, é um site não comercial, de entusiastas, e NÃO é Patrocinado, associado, aprovado, endossado ou de nenhuma forma afiliado com ou pela Dr.Ing. h.c. F.Porsche AG ("PAG"), ou qualquer uma das suas Subsidiárias ou representantes. PORSCHE - PORSCHE CREST - PORSCHE DESIGN - CARRERA - TARGA - TIPTRONIC - PORSCHE SPEEDSTER - VARIORAM - CVTIP - VARIOCAM - BOXSTER - CAYENNE - CAYMAN - TEQUIPMENT - VARRERA - PCM - RS - 4S - PAN AMERICANA - TECHNORAD - PORSCHE BIKE S - PORSCHE BIKE FS - P AND DESIGN - 911 - 356 - 959. THERE IS NO SUBSTITUTE e outros nomes de produtos Porsche, números de modelo, logótipos, símbolos comerciais, nomes de marca, e lemas, são marcas registadas e as formas distintas do automóveis Porsche são propriedade da PAG e estão protegidas pelas leis internacionais de marcas. Todas as fotografias e outros conteúdos neste Site foram obtidas através de canais aprovados ou do domínio público e não tencionam infringir nenhum direito reservado. Caso Você acredite que por qualquer razão este Site possa estar acidentalmente em violação dos seus direitos reservados, contacte-nos e removeremos os respectivos conteúdos de forma imediata.