Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums Lehrenkrauscafe Forums
  #31  
Antigo 16-04-2016, 16:42
Avatar de AstonM
AstonM AstonM está offline
Membro Carioca
 
Data de Entrada: Jul 2012
Mensagens: 80
Padrão

Tenho andado atento ao novo 718, com alguma expectativa e apreensão.

Relativamente ao modelo em si, parece-me que estamos na presença de um modelo de transição. Não duvido que numa próxima geração o apêndice "boxster" e "cayman" desapareçam por completo.
Parece-me que, em termos de marketing, o objectivo da Porsche será criar nesta gama um modelo com a mesma imagem que o 911 alcançou nas últimas décadas. E isso exige um "número". Se o número tiver história melhor, dado que legado do boxster/cayman é demasiado recente e será sempre associado ao "porsche dos pobres" e ao carro "barato" que tirou a Porsche da falência.
Parece-me, no entanto, que se as intenções da Porsche forem estas, conseguirá criar não só um novo modelo sem conotações negativas, como também proporcionar ao Boxster/Cayman alcançar o seu mérito merecido. O modelo Boxster/Cayman irá ficar para sempre associado a motores boxer de 6 cilindros. O que, no futuro, será algo raro, "vintage", e com grande valor histórico.

Relativamente ao novo 718:
Gosto da estética! As soluções utilizadas na traseira proporcionam um aspecto mais largo ao modelo, os farolins cinza dão agressividade e parece que a Porsche está novamente a colocar alguns pormenores estilísticos transversais a toda a gama, que tinham desaparecido com o 981 e 991. Refiro-me por exemplo às luzes de travagem dos porsches que sempre foram fáceis de reconhecer a metros de distância, dado o seu formato quadrangular e posteriormente localização interior nos farolins (964-997 e 986/987). Desde que a Porsche passou a utilizar a tecnologia Led ainda não tinha definido propriamente a sua nova assinatura nas luzes de travagem.

Nunca fui fan da estética do 981-1, principalmente os farolins sempre me pareceram mal resolvidos, demasiado "vermelhos" e de aspecto grosseiro. Não era um carro feio, mas não foi um lançamento que me deixasse com desejo, tal como foi em 2004/2005 o 987. Acho que o 718 foi uma boa evolução estética e, olhando só a essa questão, não me importava de ter um.

Quanto ao motor é que a apreensão é maior. Tenho a certeza que tem uma performance superior aos anteriores boxster e boxster S e conseguirá ser ainda menos guloso. O 718 boxster possui em 2016 a mesma potência (300cv) que tinha o 911 996 quando foi lançado há 20 anos.
Não duvido também que a utilização de um turbo e consequente aumento de binário irá proporcionar uma condução mais agradável em baixos regimes, menos pesada e com uma resposta mais solícita ao pedal do acelerador. O 718 é sem dúvida um carro mais rápido que o boxster 981. No entanto, dos vídeos e testes que tenho visto, a sonoridade característica perdeu-se. Fico apreensivo e de certo modo triste com a evolução. Mas seria algo expectável dado que se perderam dois cilindros e também cilindrada.
Pelo que me parece, o mesmo já não aconteceu de forma tão notória com a transição do 991-1 para o 991-2.

Tenho aqui, na questão do motor, mais um motivo para pensar que existem agora duas gerações e histórias distintas:
- O boxster que existiu entre 1996 e 2015.
- O 718 lançado em 2016 e que fará, a partir de então, o seu próprio caminho.
Em termos de espírito e filosofia, custa-me ainda a aceitar que um seja o verdadeiro sucessor do outro.

Para finalizar, considero que estamos perante o Porsche mais acessível de todos os tempos. Pelo mesmo preço de aquisição, anuncia consumos melhores do que nunca, possui um IUC ao nível de um familiar de segmento médio e estou convencido que as manutenções vão ser mais baratas. Tudo isto, do ponto de vista de uma utilização diária, tem o seu peso e vantagem face à geração precedente.
Se pudesse teria os dois na garagem. Por exemplo, um boxster e um 718 cayman. A escolher só um deles, dependeria do uso que lhe iria dar. Se seria algo mais lúdico ou de uso quotidiano.

Deixo-vos um vídeo comparativo da sonoridade e performance do Boxster S 981-1 vs 718 Boxster S 981-2.

https://www.youtube.com/watch?v=raJsE-XPgCk
__________________
Porsche Boxster 6v MY 2007

Última edição por AstonM : 16-04-2016 às 17:12
Responder com Quote
  #32  
Antigo 17-04-2016, 1:03
Avatar de zico
zico zico está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 10.562
Padrão

Concordo com a análise do AstonM.
Também me parece notória a reformulação do produto Boxster. No global, a Porsche está de dia para dia a refinar a marca. Para mim isso é péssimo e cada vez me identifico menos com os seus diversos modelos. Vejo que a politica da marca é parecida com a filosofia, por exemplo, do grupo LVMH. Cada vez mais o luxo, o design e a exclusividade são as principais preocupações da Porsche. É uma espécie de "joificação" dos seus produtos, em deterimento de outros aspectos que dantes eram apreciados e suficientes, como a sua qualidade espartana ou meramente desportiva. Antigamente o 911 era um carro cujo interior não interessava sequer renovar. Hoje em dia a excelência dos detalhes chega a ser enjoativa. Em termos de marca, acho que a Porsche no futuro terá produtos inegavelmente espantosos e de sucesso, mas mais desinteressantes para mim e infelizmente sem aquilo que me fazia gostar dela mais do que outras. O 718 aos meus olhos é quase um supercarro. O Boxster era um carro jovem e estava segmentado bem por baixo a todos os níveis. Do 987 para cá refinou-se até se transformar noutra coisa completamente diferente. Mas tenho que reconhecer que está espetacular. E também acho que a Porsche vai deixar cair a designação Boxster. Durante muitos anos tive esperança (ilusória) num caminho da frugalização do modelo, que pudesse por exemplo, emparelhar com a Volkswagen. Essa era a Porsche que eu gostaria de ver, mas definitivamente isso não vai acontecer.
__________________
ॐ नमःशिवाय
Responder com Quote
  #33  
Antigo 18-04-2016, 11:12
Avatar de Vesete
Vesete Vesete está offline
Moderator
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 2.298
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por AstonM Ver Mensagem
Para finalizar, considero que estamos perante o Porsche mais acessível de todos os tempos. Pelo mesmo preço de aquisição, anuncia consumos melhores do que nunca, possui um IUC ao nível de um familiar de segmento médio e estou convencido que as manutenções vão ser mais baratas. Tudo isto, do ponto de vista de uma utilização diária, tem o seu peso e vantagem face à geração precedente.
Não sei se a questão do preço se verifica noutros mercados.

Nós sempre "taxámos" muito a cilindrada e neste caso como há uma grande diminuição no tamanho do motor isso verifica-se, mas talvez não noutros mercados.

A verdade é que mesmo que este novo Boxster/718 (982 ?) seja melhor na maior parte dos parâmetros, o facto de ter passado a 4 cilindros e turbo banaliza-o.

Os Boxster/Cayman sempre foram conceptualmente muito exóticos, mais do que tudo pela colocação central traseira do motor, mas também pelos bons 6 cilindros coisa que se perde agora.

Se a Porsche quiser há espaço para um "mini-Boxster" mais minimalista, espartano e barato como o Zico gostaria, uma espécie de intermédio entre um Boxster actual e um MX5.
Responder com Quote
  #34  
Antigo 18-04-2016, 11:14
Avatar de Vesete
Vesete Vesete está offline
Moderator
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 2.298
Padrão

O facto de se ter diminuído o tamanho do motor e se ter aumentado o peso é que não me parece nada bem.

Do 981 2,7 de 265 cv para o 982 ? 2,0 de 300 cv aumentaram-se 25 kg ...
Responder com Quote
  #35  
Antigo 18-04-2016, 21:22
Avatar de Rambo
Rambo Rambo está offline
Membro RS
 
Data de Entrada: Apr 2009
Local: O.Azemeis
Mensagens: 6.000
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por Vesete Ver Mensagem
O facto de se ter diminuído o tamanho do motor e se ter aumentado o peso é que não me parece nada bem.

Do 981 2,7 de 265 cv para o 982 ? 2,0 de 300 cv aumentaram-se 25 kg ...

Não é por aí.. o peso aumentou ligeiramente mas a potência e o binário aumentaram significativamente.. e o peso agora está melhor distribuído.. o desempenho dinâmico melhorou.. e nisso já não há dúvidas, a dúvida contínua no novo som do motor..

Última edição por Rambo : 18-04-2016 às 21:27
Responder com Quote
  #36  
Antigo 19-04-2016, 11:37
Avatar de Vesete
Vesete Vesete está offline
Moderator
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 2.298
Padrão

Repara que nos automóveis nada é tão puro e despojado como um roadster.

Neste "formato" fica melhor um motor naturalmente aspirado que um motor turbo, os números não são tudo....
Responder com Quote
  #37  
Antigo 20-04-2016, 0:14
Avatar de Rambo
Rambo Rambo está offline
Membro RS
 
Data de Entrada: Apr 2009
Local: O.Azemeis
Mensagens: 6.000
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por Vesete Ver Mensagem
Repara que nos automóveis nada é tão puro e despojado como um roadster.

Neste "formato" fica melhor um motor naturalmente aspirado que um motor turbo, os números não são tudo....

Concordo
Responder com Quote
  #38  
Antigo 20-04-2016, 1:05
Avatar de Pure911
Pure911 Pure911 está offline
Administrador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Local: "El Cono Sur"
Mensagens: 2.542
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por Rambo Ver Mensagem
Concordo
x2

O 718 é de facto um carro magnífico mas o som daquele motor deve ser tipo conduzir um subaru wrx cabrio.
__________________
"If You analyze the Function of an object,
it's Form often becomes obvious"


Ferdinand Alexander Porsche
Responder com Quote
  #39  
Antigo 20-04-2016, 18:08
Avatar de Diácono Luís
Diácono Luís Diácono Luís está offline
Fundador
 
Data de Entrada: Sep 2008
Mensagens: 26.170
Padrão

Citação:
Tópico Aberto originalmente por Pure911 Ver Mensagem
x2

O 718 é de facto um carro magnífico mas o som daquele motor deve ser tipo conduzir um subaru wrx cabrio.
Mais carocha!!!
__________________
Não há idades… porque todos somos meninos perante e beleza e a sedução de um Porsche
Responder com Quote
Responder

Opções do Tópico
Modos de Exibição

Permissões
Você não pode abrir novos tópicos
Você não pode inserir respostas
VocÊ não pode anexar ficheiros
Você não pode edita suas mensagens

BB code é Ligado
Smilies estão Ligado
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado

Ir para...


Horários baseados na GMT. Agora são 19:37.

Direitos Reservados 2009 – www.lehrenkrauscafe.com - O site "LEHERNKRAUSCAFE" e o seu conteúdo, é um site não comercial, de entusiastas, e NÃO é Patrocinado, associado, aprovado, endossado ou de nenhuma forma afiliado com ou pela Dr.Ing. h.c. F.Porsche AG ("PAG"), ou qualquer uma das suas Subsidiárias ou representantes. PORSCHE - PORSCHE CREST - PORSCHE DESIGN - CARRERA - TARGA - TIPTRONIC - PORSCHE SPEEDSTER - VARIORAM - CVTIP - VARIOCAM - BOXSTER - CAYENNE - CAYMAN - TEQUIPMENT - VARRERA - PCM - RS - 4S - PAN AMERICANA - TECHNORAD - PORSCHE BIKE S - PORSCHE BIKE FS - P AND DESIGN - 911 - 356 - 959. THERE IS NO SUBSTITUTE e outros nomes de produtos Porsche, números de modelo, logótipos, símbolos comerciais, nomes de marca, e lemas, são marcas registadas e as formas distintas do automóveis Porsche são propriedade da PAG e estão protegidas pelas leis internacionais de marcas. Todas as fotografias e outros conteúdos neste Site foram obtidas através de canais aprovados ou do domínio público e não tencionam infringir nenhum direito reservado. Caso Você acredite que por qualquer razão este Site possa estar acidentalmente em violação dos seus direitos reservados, contacte-nos e removeremos os respectivos conteúdos de forma imediata.