Ver Resposta Única
  #2  
Antigo 11-01-2017, 20:21
Avatar de Rambo
Rambo Rambo está offline
Membro RS
 
Data de Entrada: Apr 2009
Local: O.Azemeis
Mensagens: 6.000
Padrão 2ª Parte: Condução

Como já foi dito estes carros não são rivais.. são complementais.
De facto é na pista que o GT3 se sente como peixe na água; já tive oportunidade de rodar em dois, 996 e 997 (à pendura) no circuito de Braga que é pouco exigente (não tanto como o Estoril ou Portimão) com a mecânica e aqui refiro-me principalmente ao chassis (nomeadamente torção e rigidez do mesmo) suspensões, travões e pneus; se estes orgãos no meu Turbo (996) começam a ferver ao fim de meia dúzia de voltas em Braga, no Estoril ou Portimão começam a ferver ao fim de 3 (voltas..); é aqui que o novo modelo (991 Turbo) leva grande vantagem sobre o 996. O chassis do 991 para além de mais evoluído e já nem me vou referir ao poderoso pack electrónico de ajudas à condução.. que é fundamental para esse resultado, é pouco castigado com a brutal descarga de binário e cavalos do motor. Muito bem Porsche.
Infelizmente desta vez não tive oportunidade de rodar na pista com o GT3, mas já deu para perceber as grandes diferenças para o meu Turbo, que resumem-se "básicamente" a isso.. poder rodar em pista por períodos bem mais alargados de condução (20 ou 30 minutos) sem baixar os tempos.. e pelo contrário melhorá-los. Para isso contribuem vários factores a começar pelo menor peso do GT3 (para mim o mais importante..) que apesar da marca (e neste caso concreto.. 996 Turbo Vs 997 GT3) anunciar uma diferença a rondar os 200kg a favôr do GT3, na prática e em ordem de marcha parecem 300... é verdade.. foi o 911 mais leve que experimentei, a exigir por isso habituação ao mesmo. Este troço que usei no ensaio é um planalto com uma extenção de 5kms por entre matos e campos, com um total de 45 curvas com velocidades de passagem entre os 80 e os 160kms/h, com várias retas entre elas a permitirem no geral velocidades na casa dos 140kms/h e 3 ligeiramente mais longas a permitirem os 160, 170 e 180kms/h respectivamente. Como planalto significa que 1/3 do traçado é a subir, 1/3 é plano e 1/3 a descer.. o ideal portanto para um ensaio desta natureza. A seguir ao peso, vem a afinação do chassis (rigidez) e suspensões claramente afinadas para a pista onde geralmente não existem imperfeições no piso.. e que em estrada (e as suas imperfeições) se revelam penalizantes para se obterem bons tempos (quando comparado com um carro de estrada como é o 996 Turbo). Por fim o motor.. de corrida.. é aqui que reside o seu encanto (em... ... Canto!) principamente o canto.. berro.. grito de corrida; Como é sabido o meu Turbo tem o X50.. 450cv e 650nm de binário a partir das 2500rpm... pelo que a reprisar (recuperação à saída das curvas) é mais eficaz que os 430nm do GT3 às 6250rpm ou os 435cv que chegam na sua totalidade ás 7600rpm... números e carácter sem dúvida próprios para usar na pista onde normalmente o motor não baixa das 6000rpm.. altura em que o Variocam plus abre na totalidade. Como é sabido a Caixa de Velocidades do GT3 e até ao 991 é sempre manual e com um curso (da alavanca) ultra curto (no meu Turbo é pelo menos 5 vezes superior..) e preciso, mas.. duro como cornos.. coadjuvada por uma embraiagem também dura como cornos.. torna a caixa do meu Turbo (bem mais macia) e com embraiagem assistida hidraulicamente.. tão rápida quanto a do GT3.. com a agravante que neste troço eu não troco de caixa no Turbo (no GT3 é constantemente entre 2ª e terceira.. devido ao carácter pontudo do motor), faço tudo em terceira velocidade, excepto naqueles dias.. em que meto a quarta na reta maior só para vêr o velocimetro em cima dos 200kms/h.. digamos que uma manobra de diversão (principalmente para o pendura..) mas a fazer-me perder algum tempo, principalmente na travagem para a curva seguinte que é feita a 80 kms/h, já que os meus travões à beiro dos do GT3 não passam de.. ... abrandadores..
Mas men, acho que já chega de conversa.. se vais para a pista, leva um carro de pista.. (GT3) e se vais para a estrada, leva um carro de estrada.. (Turbo).

Última edição por Rambo : 11-01-2017 às 20:35
Responder com Quote