Ver Resposta Única
  #31  
Antigo 01-09-2018, 12:04
Panamericana Panamericana está offline
Membro Expresso
 
Data de Entrada: Nov 2011
Mensagens: 261
Padrão

Também concordo que o fórum está com uma dinamica bastante abaixo das potencialidades, acho mesmo que o maior contribuinte é o do gestor que regularmente coloca assuntos ou contribuiçoes para tópicos existentes.

Indo rapidamente à questao que colocas, ou vou dar a minha opiniao que considero ser uma visao muito pessoal e que até ao momento nao me parece que ainda se reflita muito no mercado (mais adiante volto a este tema).

Com o advento da conducao autónoma (ou muito automatizada), os carros convencionais terao tendencia a ser "banidos" de alguns contextos (análogo ao que acontece com classes de peso ou poluiçao em diverso locais, como centros de cidade - exemplo em Lisboa, na Av. da Liberdade). Na mesma categoria, a regulamentaçao em termos de classes de poluiçao vai "banir" muitos veículos de
poderem ser "confortavelmente utilizados", exemplo; a congestion charge em Londres, em que usar um 996 Carrera é fortemente penalizador, por outro lado, um Panamera Turbo e-hybrid ou mesmo um Bentley Bentayga plug-in nao traz problema nenhum (nao paga "Congestion Charge").
Só por estes dois motivos, o potencial de utilizaçao esporádico (tipo 1 ou 2 vezes por semana) para uso em deslocaçao casa-trabalho ou casa-lazer é bastante reduzido. Para alguns (muitos) proprietários isso pode começar a fazer diferença, reduzindo a atratividade dos veículos.

Agora, voltando ao ponto deixado lá atrás: de à alguns anos a esta parte, os carros ditos "clássicos" e "antigos" tem vindo a estar numa maré tendencialmente valorizadora, assente em esquemas de negócio potenciados por oficinas, fabricantes de peças (que estavam sem reposiçao), marcas que olharam para este canal de negócio e viram potencial para se diferenciarem e de ganharem mais exposiçao em mercados emergentes em que as marcas ainda tem de se apresentar e demonstrar os valores distintivos de cada uma, também de ganharem dinheiro num mercado que estavam a relegar para terceiros, esquemas mais ou menos elaborados de certos indivíduos e organizaçoes "fazerem", "justificar" e "validar" dinheiro (leiloeiras, negociantes grossitas de veículos, "espertalhoes" - aqueles que através de um número de chassis ou motor ou outra coisa qualquer conseguem arranjar forma de ressuscitar coisas desfeitas e desaparecidas...) Enfim.

Já aqui tinha manifestado que a minha expectativa era a de que se aproximava um "trambolhao", nao sei em que dia ou ano ele vai vir (até se bruscamente ou muito devagarinho), mas que vem a caminho vem.

Contudo, isto é a minha opiniao, mas tem bases sólidas de sustentaçao, basta ver aquilo que os Ingleses (sim, está escrito de forma propositada) da Jaguar se tem prestado, a última foi o E-type elétrico (que até se vai poder usar na city em Londres - e nao pagará Congestion Charge...). É só uma de muitas na cartola, antes eram as "continuation series" dos D-type e E-type. Até a Aston já viu que isto é também uma boa forma de ganhar dinheiro (antes era fazerem on-offs a torto e a direito - one-77, Vulcan, Lagonda Taraf...). É isto amigos, os Ingleses sao uns artistas, é carroçarias novas (a pedido) para muitos dos carros BL, apresentando o número de chassis original, é casas de leiloes que "acham" carros em todo o lado, inúmeros fabricantes de peças clássicas (o pináculo nisto é as peças Ferrari Classische serem geridas por uma entidade inglesa, muitas delas fabricadas no Reino Unido - painéis para os 250, por exemplo), festivais da velocidade e de vendas... É tudo um grande esquema que está montado, e que de forma totalmente artificial atribui valores cada vez mais elevados aos bens. Se o preço da mao de obra tende a subir, se os preços das peças sobem, se os carros cada ano que passa (mais degradados ficam) ou se vem confrontados com mais "concorrentes" para as peças que já existem ou que sao re-colocadas no mercado, mais caros depois tem de ser quando sao postos à venda...

... Eu nunca fui a um leilao licitar os Ferraris, Mercedes ou Bugattis! Mas se tiver 50Milhoes de Eur, qual a minha chance se aparecerem dois licitadores que para o Mercedes 500K que eu quiser comprar, estiverem dispostos a pagar ou 53 ou 60 Milhoes? O leilao vai fechar em 60 milhoes, eu nao consigo comprar o carro e depois nos jornais e revistas vem que o Mercedes vale 60 milhoes. Quem o compra pode muito bem nao ter interesse nenhum no carro, só unicamente afetar 60 milhoes a esse património, lá pelos motivos e razoes que ele bem entender. Os carros é tudo muito bonito mas todos tem pelo menos 2 defeitos: nao se podem comer (pelo menos devemos faze-lo todos os dias 1 vez) e nao se podem conduzir dois ao mesmo tempo (por enquanto), a nao ser que se engate um ao outro com um cadeado. Portanto, ter mais do que 1 carro significa muito provavelmente que 1 deles terá de estar parado sem utilizaçao, enquanto se anda com o outro ou outros. É um extra.
Pelo menos o Mercedes 500K para mim ia ser um extra, nao iria andar com ele todos os dias, talvez nem sequer todos os meses!
Responder com Quote