Lehrenkrauscafe Forums

Lehrenkrauscafe Forums (https://www.lehrenkrauscafe.com/vbforum/index.php)
-   MUSEU DAS OUTRAS CULTURAS AUTOMÓVEIS (https://www.lehrenkrauscafe.com/vbforum/forumdisplay.php?f=61)
-   -   Walter Röhrl conversa com Diácono Luís - Artigos e vídeos sobre Walter Röhrl (https://www.lehrenkrauscafe.com/vbforum/showthread.php?t=6285)

Diácono Luís 19-06-2013 19:16

Walter Röhrl conversa com Diácono Luís - Artigos e vídeos sobre Walter Röhrl
 
1 Ficheiro(s) Anexo(s)
Anexado 44818
VGSpeedPro - Walter Röhrl - Diácono Luís


Confesso que quando se proporcionou a possibilidade de falar com o Walter, eu fiquei ansioso.

Esperava vê-lo só no dia seguinte… e ali estava ele na Marina completamente disponível, e de uma simpatia que é a antítese do tipo Alemão que nós tipificamos.

Falei com ele 5 minutos, presenciado pelo Ace…

A minha intenção era que ele me assinasse duas fotos sobre uma experiência que efectuou em 1978… mas foi tudo tão informal que rapidamente se transformou numa conversa de 5 minutos , e em que se falou de muita coisa…

A conversa começou com: - “Eu estava em Arganil naquela noite…”

Diácono Luís 19-06-2013 19:24

3 Ficheiro(s) Anexo(s)
A FOTOGRAFIA

Anexado 44827
No Rali do RAC de 1978, o navegador de Röhrl vai atrás



Eu acho que a última coisa que o Walter esperava era que eu lhe desse a assinar uma foto dele de 1978, quando conduzia para a FIAT.

No Rali do RAC, numa tentativa de melhorar a tracção, segundo Walter, Giorgio Pianta ensaiou a colocação na posição central traseira do navegador…

“Realmente a tracção melhorou, mas o carro tornou-se mais difícil de endireitar pelo peso na traseira”. O projecto foi abandonado.
Quando lhe perguntei, como era ouvir o Cristian, sem o ter ao lado, ele respondeu-me que “só olhava para a frente…”

À questão de como se segurava, colocada pelo Armando, sempre foi adiantando que lhe era disponibizado sítios para os pés…



Anexado 44828
Cockpit do Navegador atrás...
Röhrl parece dizer: "Comigo o navegador vai atrás..."


Anexado 44849
O Momento em que Röhrl autografava a foto!
(Obrigado ao RVRacing pela arte da foto)

Diácono Luís 19-06-2013 19:35

6 Ficheiro(s) Anexo(s)


LE MANS 1981


Tratando-se de um piloto em que os pontos altos da sua carreira só por acaso se cruzaram com a Porsche, foi importante recordar Le Mans 1981, onde, juntamente com Jurgen Barth ganharam a classe e foram sétimos da geral num 924 Turbo…

Não tinham tempo de dormir, eram só dois pilotos, o que significava que foi uma directa!

Numa palavra: - Impressionante resultado, no tempo em que uma marca fazia feitos destes…




O Carro Exposto no Museu... é o Original







Anexado 44834
Em muitas ocasiões o carro é guardado por membros do LKC!

Vídeos



Diácono Luís 19-06-2013 19:48



OPEL ASCONA 400 E A DIRECÇÃO PARTIDA



Outra coisa que recordámos foi o Rali de Portugal 1982 (o ano em que Miichele Mouton ganhou) em que desistiu quando se partiu a direcção do Opel.

Referiu-se que foi das piores sensações da sua vida de piloto… não ter nada ligado ao volante…

“Era uma avaria que não podia suceder!”

Diácono Luís 19-06-2013 19:56

1 Ficheiro(s) Anexo(s)

AINDA O RAC…


Em 1978 o seu companheiro de equipa, Markku Alen, disputou o RAC num Lancia Stratos patrocinado pela Pirelli.

Tudo isto porque Alen fez o Open Britânico com o carro, pois foi a forma encontrada para conhecer as classificativas Inglesas!

É que ao tempo o RAC era de percurso secreto (!!!) e a maneira de conhecer aquilo melhor, era fazer os Ralis do Campeonato Inglês.

O Walter contou-me que numa das edições do RAC, numa classificativa, ele orientou-se pelas àrvores para saber que a estrada era recta para lá da lomba… só que havia um cruzamento em “T”. Então disse “We rolling 5 times!!!”

Diácono Luís 19-06-2013 20:05

OS MIL LAGOS


Às vezes uma pergunta meio provocadora opera maravilhas!

A minha foi: - “Penso que nunca ganhou os 1000 Lagos. Porquê?”
E a explicação surgiu com um sorriso: - “As estradas são muito rápidas, com muitas lombas, algumas delas em curva!

Para se andar depressa, tinha que se treinar depressa, e isso não era possível, pois a polícia estava muito presente e era muito susceptível…

En Markku disse-me: - “Vem 3 meses antes que a polícia não está pelos troços”. A resposta a Alen não podia ser mais alemã: - “Eu não ando a fugir da policia!”



OS Saltos dos 1000 Lagos e os Carros de Hoje

Segundo ele é impressionante a capacidade de absorção nas aterragens dos carros de hoje...

A sua capaciadade de “rodar” mercê dos diferenciais electrómnicos é algo de irreal e impensável há uns anos atrás.




Vídeo

O vídeo que se segue é muito interessante, e refere as edições de 1981 e 1982 do Rali dos 1000 Lagos.
Ao minuto 35:00 a Michele Mouton dá uma entrevista onde explica exactamente o Röhrl disse.


Ace 19-06-2013 20:46

Citação:

Tópico Aberto originalmente por Diácono Luís (Mensagens 138214)
A FOTOGRAFIA

Anexado 44827
No Rali do RAC de 1978, o navegador de Röhrl vai atrás



Eu acho que a última coisa que o Walter esperava era que eu lhe desse a assinar uma foto dele de 1978, quando conduzia para a FIAT.

No Rali do RAC, numa tentativa de melhorar a tracção, segundo Walter, Giorgio Pianta ensaiou a colocação na posição central traseira do navegador…

“Realmente a tracção melhorou, mas o carro tornou-se mais difícil de endireitar pelo peso na traseira”. O projecto foi abandonado.
Quando lhe perguntei, como era ouvir o Cristian, sem o ter ao lado, ele respondeu-me que “só olhava para a frente…” (*)

À questão de como se segurava, colocada pelo Armando, sempre foi adiantando que lhe era disponibizado sítios para os pés…(**)



Anexado 44828
Cockpit do Navegador atrás...
Röhrl parece dizer: "Comigo o navegador vai atrás..."


Anexado 44849
O Momento em que Röhrl autografava a foto!
(Obrigado ao RVRacing pela arte da foto)

(*) e como o som lhe chegava apenas através dos intercomunicadores...


(**) acrescentou ainda que o Christian Geisdorfer era bastante forte pelo que se conseguia manter firme no lugar

Ace 19-06-2013 20:57

3 Ficheiro(s) Anexo(s)
5 minutos?...


monopolizaste o homem por quase meia hora, com a ajuda do Albuquerque e, se não fosse a oportuna intervenção do Nuno C. e do RVRacing, ainda estarias à conversa com ele...


Rambo 20-06-2013 11:55

Dois pilotos de peso sem dúvida.

Diácono Luís 18-08-2013 15:43

2 Ficheiro(s) Anexo(s)
Com a devida vénia à revista Turbo e ao Domingos Piedade




Horários baseados na GMT. Agora são 8:25.

Powered by: vBulletin v3.8.4 Translated by Jab's & fparker
Revision by beduino
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.