Lehrenkrauscafe Forums

Lehrenkrauscafe Forums (https://www.lehrenkrauscafe.com/vbforum/index.php)
-   MUSEU DAS OUTRAS CULTURAS AUTOMÓVEIS (https://www.lehrenkrauscafe.com/vbforum/forumdisplay.php?f=61)
-   -   Comprar um carro eléctrico? (https://www.lehrenkrauscafe.com/vbforum/showthread.php?t=7284)

Diácono Luís 10-01-2016 22:39

Comprar um carro eléctrico?
 
Alguém tem um carro eléctrico?

Era importante saber a sua opinião de como faz a sua gestão.
Eu sou Fan o suficiente para adquirir um carro eléctrico, apesar de viver na província.

O novo Leaf trás uma autonomia de 250 kms., que com os respectivos descontos, poderemos falar de 200 Kms. reais. Como raramente não se anda mais de 200 Km./dia, o assunto até parece bater certo…

Os grandes inconvenientes do carro eléctrico são:

- Autonomia.

O problema põe-se em fazer viagens de km. superiores, sendo que os postos de abastecimento são escassos, e muitos dos que existem não estão a funcionar.

É inacreditável quando há uns anos de lançou a ideia que, por exemplo, todas as áreas de serviço das AE não os tenham. Que tenha conhecimento só Aveiras e Pombal os têm. Quem quiser ir de Lisboa ao Algarve… não pode!

Em conclusão: - Se todas as cidades e áreas de serviço das AE estivessem dotadas do sistema, a utilização de um carro eléctrico era bastante mais viável.

- O Peso.

Este é sem dúvida um handicap muito grande, já que, como nos motores térmicos, o peso gera consumo.

- Os incentivos.

Existe da parte do governo uma hipócrisia (ou desconhecimento) no que toca às ajudas.

Os carros são bonificados quando se entrega para abate um carro com mais de 10 anos. A dedução não é feita na hora, mas sim quando o estado pagar.

Quer dizer que primeiro pede-se emprestado para pagar, e depois recebe-se quando estado, recorrentemente mau pagador, se dispuser a abonar a importância.

Ora quem pode neste momento comprar um veículo eléctrico é alguém que já tem carro… e tem que o continuar a ter! É impensável ir de Lisboa a Faro e regressar…

Por outro lado alguém que se prontifica a comprar eléctrico, possui carros com mais de 10 anos…

Temos pois que o comprador, quer pelo preço, quer pelas limitações de autonomia, tem que ser alguém de uma classe média-superior, com capacidade para adquirir um segundo carro, que em casa será partilhado pela família de acordo com as exigências diárias de ambos os membros do casal (p. ex.).

Se quisessemos defender o ambiente, era mais lógico uma subvenção no momento da compra (abatido directamente ao valor do carro pela entidade vendedora interveniente).

O abate dos carros com mais de 10 anos era deixado para aqueles que comprassem ainda os carros de propulsão através da queima de combustíveis fosseis, desde que tiveseem homologados com 99 gms. de CO2, ou inferior.

Com estas medidas efectivamente conseguia-se reduzir a libertação de poluentes para a atmosfera.

Como disse no príncipio, alguém tem experiência de veículos eléctricos, ou conhece experiências de alguém que as queira partilhar?

bg2 11-01-2016 9:54

Eu andei 2 dias com um Leaf em Lisboa e o carro é péssimo.

era a versão mais antiga de baterias, e foi com dificuldade que fui a cascais e voltei pela auto estrada, onde a carga das baterias "voa".
de resto a maior parte dos postos estão avariados, é preciso conhecêr os poucos que funcionam.


Preferia claramente uma solução mista, que inclua um motor de combustão, não só porque resolve o problema da autonomia, como permite fazer viagens mais longas em AE com outra eficiência.

kart4 11-01-2016 12:52

Eu também já experimentei por mais que uma vez um vw up, totalmente electrico. Não sendo nenhuma máquina (não se esperava...) o problema maior que encontrei nem foi na performance, tendo em conta o que se pretende com este puro citadino, mas sim na autonomia. Os tais 250 km de repente se andarmos a 130 km/h desaparecem em metade, e é aconselhável com o a/c desligado...
Depois temos o problema do abastecimento. Por enquanto é muito económico não se pagar nos pontos EDP mas grande parte estão vandalizados e não funcionam ou têm outros carros lá estacionados e não se consegue carregar o carro.
Depois é o tempo...então mas eu vou a qualquer lado e tenho que esperar horas para seguir caminho?
E agora vamos ao preço, um up electrico está nos 26 mil euros, o mais equipado a gpl+gasolina fica por 14 000 euros. Ainda há dúvidas???

Ace 12-01-2016 12:56

Diácono, de valor era convencer o flyboya340 a partilhar as suas experiências com estes veículos...

Diácono Luís 12-01-2016 18:51

Citação:

Tópico Aberto originalmente por Ace (Mensagens 162151)
Diácono, de valor era convencer o flyboya340 a partilhar as suas experiências com estes veículos...

Ummm! vou-lhe dizer...

Entretanto conheci um conterrâneo (da minha segunda terra) que tem um Leaf com 129.000 Kms.

Diácono Luís 17-01-2016 22:22

Um pouco de história...



Panamericana 18-01-2016 17:57

... nao vou entrar nos típicos pontos de abordagem, apenas deixo as seguintes notas:

- quem tem a mania das autonomias... que fique em casa.

-> um 996 turbo come 60 litros de combustível em 30 minutos, provado pela marca.

- quem quer um carro elétrico e manter os mesmos vícios que tem: quer o céu e a terra e atrancar os arredores com as pernas.

-> o Tesla Model S (sem entrar em detalhes) é atualmente o carro que mais pode satisfazer gajos com as manias descritas no ponto imediatamente acima.

para terminar: tenho já alguma experiencia com carros eléctricos e plug-in, estou bastante satisfeito com aquilo que já se pode comprar atualmente:

o carro mais consensual: Volvo V60 plug-in ou Passat GTE para quem a gasolina nao é um impedimento(s); -> A3 e-tron/Golf GTE boas opcoes tb

carro eléctrico sem motivos para queixas (exceto materiais/design e detalhes similares): Tesla Model S, BMW i3, VW e-Golf -> dos 3 acho o e-Golf o mais em conta (custo/benefício), no entanto em Julho deste ano o i3 vai ser atualizado (autonomia 250Km), o e-Golf terá também atualizacao para o fim do ano... o Nissan Leaf (novo) é para quem gostar, tal como as versoes até a data, nao gosto.

-> Eventualmente a GM, atravé da Opel irá introduzir na Europa a versao do novo Bolt, um carro que se for muito identico ao já apresentado nos EUA, é também um marco.

Dúvidas, pedidos de esclarecimento: está a vontade, espero poder ajudá-lo e a quem queira ver esclarecidas algumas dúvidas.

Rambo 18-01-2016 21:10

Citação:

Tópico Aberto originalmente por Panamericana (Mensagens 162253)
..

-> um 996 turbo come 60 litros de combustível em 30 minutos, provado pela marca.


:^):^)
Só se fôr em Ehra-Lessien.. o circuito de velocidade da VW... e mesmo assim tenho dúvidas.. (teria que fazer 150kms em 30mn..)
O máximo que consegui com o meu (Turbo 996 X-50) em estrada (auto-estrada neste caso) foram 40lts/100kms durante cerca de 50 kms.. e para isso tens que arriscar a vida pelo menos 2 vezes por cada minuto de condução.. seja relativamente a terceiros (os outros utilizadores da via) seja relativamente ao piso (estás sempre a vêr quando é que vais levantar vôo...) sendo que nestas condições e números redondos são 120€ à hora.. o mesmo que pagas no "Peinador" em Vigo.. :mm:

Rambo 18-01-2016 21:35

Citação:

Tópico Aberto originalmente por Panamericana (Mensagens 162253)
..

para terminar: tenho já alguma experiencia com carros eléctricos e plug-in, estou bastante satisfeito com aquilo que já se pode comprar atualmente:


Boas Panamericana

O Panamera Hybrid que estava estacionado na Fute na semana passada é teu?

bg2 18-01-2016 21:44

eu já andei com um i3, na versão com extensor de autonomia (motor de scooter) e gostei bastante.

mas não é nada barato.


Horários baseados na GMT. Agora são 5:28.

Powered by: vBulletin v3.8.4 Translated by Jab's & fparker
Revision by beduino
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.